Abre hoje concurso para a 2ª fase de acesso ao ensino superior

2ª fase de acesso ao ensino superior

Abre hoje o concurso nacional para a 2ª fase de acesso ao ensino superior. Quando comparado com o ano letivo anterior, o número de vagas para esta segunda fase diminuiu. Com 6.734 vagas este ano, há menos 556 lugares.

Esta é a segunda oportunidade para os estudantes não colocados na 1ª fase ou que não foram colocados nas primeiras opções nessa fase, de ingressarem este ano no ensino superior.

De salientar que nem todas as Universidades têm vagas para a 2ª fase que agora se inicia. A Universidade Nova de Lisboa, o ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa e as três escolas de enfermagem, de Lisboa, Porto e Coimbra, conseguiram ocupar todas as vagas disponíveis na 1ª fase de candidatura.

Relativamente com os dados oficiais, o número de colocados na 1ª fase aumentou para os 44.500  estudantes, relativamente a 2018. Estes indicam, também, que mais de metade dos candidatos entrou na sua primeira opção.

Os resultados da primeira fase do concurso nacional de acesso estão disponíveis para consulta na página da Direção-Geral do Ensino Superior (DGES).

Quais os prazos para apresentação da candidatura nesta 2ª fase?

  • Prazo de candidaturas: 9 a 20 de setembro de 2019.
  • Divulgação dos resultados: 26 de setembro de 2019.

O prazo normal para a apresentação da candidatura à segunda fase do concurso nacional de acesso ao ensino superior iniciou-se no dia 9 de setembro e decorre até ao dia 20 de setembro.

Quem pode concorrer à 2ª fase de acesso ao ensino superior?

Podem concorrer a esta fase de candidaturas:

  1. Candidatos à primeira fase que não foram colocados;
  2. Candidatos colocados na 1.ª fase mas que pretendam concorrer de novo;
  3. Candidatos que, apesar de colocados na primeira fase, não procederam à respetiva matrícula e inscrição;
  4. Candidatos que, embora reunindo condições de candidatura no prazo de apresentação das candidaturas à 1.ª fase, não concorreram;
  5. Estudantes que só reuniram as condições de candidatura após o fim do prazo de apresentação das candidaturas à 1.ª fase.

A candidatura ao ensino superior 2019, pode ser realizada no sítio de Candidatura Online da Direção-Geral do Ensino Superior (DGES).

De 3 a 7 de outubro, inicia-se a 3ª fase de acesso. Esta será a última oportunidade para integrar o ensino superior este ano.

Quais as vagas em aberto nesta 2ª fase?

Consulte na tabela abaixo as vagas em aberto para a segunda fase. Pode deslocar-se para cima e para baixo na tabela ou pesquisar no campo superior.

Fonte da tabela: Observador

Artigos sugeridos

Luis Nunes

Apaixonado pelo marketing online e offline, redes sociais, música e desporto. Energético, auto-motivado e sempre ansioso por novos desafios, dedica toda a energia ao marketing digital e à criação de marcas.

Este artigo foi útil? Partilha com os teus amigos