3 Dicas para combater o Stress no Trabalho

jobinice-stress-trabalho

O stress, para muitos, é considerado como uma doença do séc XXI. Quantas vezes já ouviste alguém mencionar que está a sofrer de stress? Ou algum amigo contar que está com muito stress no trabalho? Muitas vezes ouvimos isso, verdade? Até, provavelmente, neste momento, também estás a passar pelo mesmo.

Apesar do stress ter-se tornado uma palavra banal, a realidade é que quem passa por stress no trabalho, como resultado, pode acarretar problemas gravíssimos, desde dores no corpo, na cabeça, mal-estar, falta de autoestima e doenças.

Apesar deste panorama ser negativo, existem algumas soluções que podem ajudar-te a combater o stress no trabalho. O stress, se for levado da melhor forma, até pode contribuir para atingirmos os nossos objetivos, mas tudo depende das nossas atitudes e da forma como vemos os nossos problemas.

Tanto os funcionários de uma empresa como os superiores e os recrutadores podem passar por aflições e exigências no trabalho que levam a que acumulem demasiadas obrigações e, consequentemente, stress. Devemos ser conscientes que é necessário combater o stress e para facilitar os teus dias nos trabalho, segue estas 3 dicas:

Goza das tuas férias e folgas

Todos sonhamos com a chegada do verão, com as férias, com o fim de semana ou com uma viagem, mas muitos, por causa das responsabilidades impostas no trabalho, não gozam das suas férias e folgas. O trabalho é importante, cumprir os prazos e objetivos também. No entanto, tirar uns dias para descansar vai ser ainda mais vantajoso para renovares as tuas forças, para conseguires cumprir tudo o que foi estipulado no trabalho.

Rodeia-te das pessoas certas

O trabalho é prioritário, principalmente quando temos contas para pagar ou estamos a construir uma carreira, mas as nossas relações também são importantes e ajudam-nos a combater o stress. Rodeia-te de pessoas que sejam organizadas e que trabalhem em funções que lhes deem equilíbrio. Rodeia-te, também, de pessoas que gostem de conversar, dar bons conselhos e não estejam constantemente ligadas aos telemóveis e computadores.

Faz escolhas sábias

Por vezes, quando nos comprometemos com determinado trabalho, apesar de ser demasiado exigente ou explorador, não queremos admitir que foi uma má escolha. Justificamos a permanência no trabalho com o salário estável, com o bom ambiente no trabalho ou a falta de ofertas de emprego. Antes de tudo, é preciso refletir e reconhecer que, muitas vezes, a melhor solução para combater o stress no trabalho é mudar de emprego ou procurar novas oportunidades. Não devemos ter receio de ter como prioridade o nosso bem-estar e felicidade.

O trabalho é essencial nas nossas vidas, mas a nossa saúde física e mental são ainda mais essenciais.

Artigo Sugerido

Laura Dávila

Responsável pela gestão de conteúdos de marcas e blogs. Sempre teve uma grande paixão pela escrita. Gosta de viajar, estar com os amigos e adora cozinhar.

Este artigo foi útil? Partilha com os teus amigos