4 ideias para escreveres uma boa carta de apresentação

jobinice-escrever-boa-carta-apresentacao

A carta de apresentação é o primeiro contacto que tens com as empresas, por isso aproveita para dares a conhecer o teu potencial, as tuas intenções e quem és como pessoa e profissional.

Esta introdução à tua pessoa pode ser um dos fatores decisivos que determinam se irás passar para a fase seguinte do recrutamento. Por isso, convém que dediques algum tempo a redigir a tua carta de apresentação, porque pode abrir-te portas e ajudar-te a conseguir o teu próximo emprego.

Sabemos que escrever uma boa carta de apresentação requer alguma atenção e, para facilitar este processo, selecionámos 5 ideias para escreveres uma boa carta de apresentação:

Escreve uma carta de apresentação curta e direta

Quando as empresas estão à procura de candidatos, por vezes, recebem imensas candidaturas e nem sempre têm tempo para analisar e ler cartas de apresentação ao pormenor. O ideal é escreveres alguns parágrafos, sê breve e evita uma abordagem que dê trabalho a ler. Não precisas contar toda a tua vida. 🙂

Demonstra interesse

Antes de começares a escrever, faz uma pesquisa sobre a empresa a que te estás a candidatar. Descobre o que é que a empresa te pode oferecer, quais são as funções que vais desempenhar e como é que a tua experiência pode ser útil para o cargo. De seguida, começa a redigir a tua carta de apresentação, tendo em conta todos este pontos, explica porque é que a função é ideal para ti e porque é que vai de encontro com os teus objetivos profissionais.

Verifica erros ortográficos vezes sem conta

Um simples erro pode prejudicar a avaliação da tua candidatura. É necessário que tenhas muita atenção aos erros ortográficos, porque podem transparecer desleixo e falta de atenção. Lê, relê e volta a ler. Se tiveres alguma dificuldade na gramática, pede a outras pessoas que revejam os teus textos.

Torna a tua carta de apresentação única

Escrever uma carta de apresentação requer tempo e dedicação. Depois de escrita, é tentador começar a enviar candidaturas, mas a nossa sugestão é que escrevas uma carta de apresentação por empresa. Sabemos que pode dar-te algum trabalho e tirar-te mais tempo, mas é desta forma que consegues demonstrar que tiveste o cuidado de conhecer a empresa, entender as funções que são solicitadas e impressionar. Adapta a tua carta de apresentação ao que é pedido na função e ao setor em que está inserida a empresa.

Acima de tudo, evita que a tua carta de apresentação seja uma réplica do teu CV e evita clichês e frases feitas.

 

Artigo sugerido:

Fiquei sem emprego. E agora?

Encontra ofertas de emprego no site do Jobinice.

Laura Dávila

Responsável pela gestão de conteúdos de marcas e blogs. Sempre teve uma grande paixão pela escrita. Gosta de viajar, estar com os amigos e adora cozinhar.

Comentários