5 dicas para combater a depressão de domingo à noite

depressão domingo a noite

Costumas passar pela famosa “depressão de domingo à noite”? Vamos dar-te 5 dicas para que termines o fim-de-semana e comeces a semana de forma positiva.

Ao terminar o fim-de-semana, vais ficando cada vez mais em baixo, com o facto de o regresso ao trabalho estar iminente? Este fenómeno da depressão de domingo à noite, é algo que mais que tristeza, pode até causar ansiedade em muitas pessoas.

Contudo, existem alguns comportamentos que pode ajudar a ultrapassar esta sensação. A melancolia à volta da antecipação do regresso ao trabalho, em nada ajuda a ter um fim-de-semana relaxado e retemperante.

Não te isoles nessa angústia de domingo à noite. Tenta concentrar-te nas estratégias que contrariam esses sentimentos de ansiedade e tristeza, que a longo prazo podem ter efeitos muito prejudiciais. A culpa não é, de facto, do que acontece ao fim-de-semana, mas sim da iminência de segunda-feira. Mantém isto em mente, ao pores em prática as nossas dicas.

5 áreas em que o inglês é obrigatório

5 dicas para contrariar a depressão de domingo à noite

1. Socializar

Uma das melhores coisas que podes fazer durante o dia que antecipa a nova semana de trabalho, é socializar. Em momentos de convívio com família ou amigos, ou até em situações propícias para conhecer pessoas novas.

Estes momentos vão fazer com que o domingo passe de uma forma feliz e frutífera. No final do dia, o foco vai estar nestes momentos bem passados e não no regresso ao trabalho.

2. Esvaziar a mente

Costumas-te sentir assoberbado quando pensas em todas as tarefas que vais ter de cumprir nos dias que se avizinham? Automaticamente, assumes que não vais ser capaz de as completar e que tudo vai correr mal?

Experimenta passar todas essas preocupações para papel. Quando nos sentimos preocupados com algum compromisso ou tarefa, escrever tudo ajuda a que não haja esquecimentos, e de certo modo, a relativizar a situação. É uma excelente forma organização também.

3. Organizar a semana

Contraria essa ansiedade de domingo, ao fazer os possíveis para que a semana corra de forma estruturada e organizada. Isto inclui, por exemplo, fazer as compras da semana, cozinhar, tratar de algumas tarefas domésticas… Desta forma, acaba por se eliminar alguma ansiedade que poderias vir a sentir durante a semana, ao ver as tarefas domésticas acumularem-se. Antecipar estas tarefas, acaba também por ser uma distração.

4. Evita passar o dia no sofá

Claro que o domingo pode ser aproveitado para ver ou rever filmes e para acompanhar a atual temporada das séries favoritas. Mas se consegues identificar essa tendência de ficares triste e/ou ansioso com a iminência da segunda-feira, passar o dia sentado no sofá não ajuda a contrariar ou combater esses sentimentos.

Procura fazer novas atividades, mudar a rotina e, de preferência, sair de casa.

5. Ouvir música

O som emitido por uma música agradável, serve como estímulo cerebral, contribuindo para o aumento da produção de endorfina, a hormona do bem-estar. Este efeito da música é parecido com a reação de uma gargalhada, ou à boa prática de exercício físico.

Combinar um dever com uma distração é o segredo mais bem guardado, para combater a depressão de domingo à noite.

Artigos sugeridos

Júlia Rocha

Gestora e criadora de conteúdos para marcas, com paixão por grandes histórias. Nunca sai de casa sem papel e caneta, e adora longas viagens.

Este artigo foi útil? Partilha com os teus amigos