5 Dicas que Facilitam o Recrutamento

jobinice-dicas-recrutamento

O recrutamento nas empresas é uma constante, mas nem sempre é fácil contratar o candidato ideal.

Podem existir vários motivos que dificultam o recrutamento, por exemplo, receber muitos currículos e nenhum perfil se adequar ao cargo ou, pelo contrário, divulgar ofertas de emprego e não receber nenhuma resposta.

Encontrar a pessoa certa para um cargo implica avaliar currículos, criar ofertas de emprego apelativas e conseguir alcançar o público-alvo pretendido.

Para que o empregador consiga candidatos de valor, é preciso ter em conta alguns aspectos:

1. Conhecer a visão de uma empresa

Durante o processo de recrutamento, é crucial entender qual é a identidade da empresa e qual é o seu perfil. É necessário identificar que tipo de pessoas têm personalidades, métodos de trabalho e valores que se identifiquem com a filosofia da empresa. Ao ter isto bem definido, será mais fácil encontrar candidatos que correspondam às expectativas.

2. Identificar talentos

Identifica os funcionários que têm mais valor para a empresa. Analisa quais são os seus pontos fortes e procura candidatos que se enquadrem nesse perfil.

3. Clareza na criação de ofertas de emprego

Antes de criar uma oferta de emprego, é preciso definir as características pessoais de um candidato, qual é a experiência profissional e técnica pedida e, também, que características emocionais são requeridas, por exemplo, inteligência emocional ou resiliência. Tendo isto em conta, as ofertas de emprego serão mais claras e os candidatos irão perceber melhor se são aptos, ou não, para a vaga.

4. Escolher os canais certos

Vamos supor que uma empresa procura por um IT. De que adianta publicar uma oferta de emprego num portal que não seja visitado pelas pessoas desta área? O lugar onde se publica uma oferta de emprego, também, está relacionado com os pontos anteriores, porque implica conhecer bem o público-alvo e saber onde estas pessoas procuram por emprego.

5. Trabalhar com um bom sistema de recrutamento

Algo que pode facilitar o recrutamento é a utilização de uma plataforma de emprego que permita gerir eficazmente candidaturas. O ideal é usufruir de um sistema que possibilita incluir todas as pessoas envolvidas no recrutamento, para que, desta forma, possam trocar ideias e acompanhar as candidaturas. Um sistema que permita filtrar e ordenar currículos por ordem de importância, por áreas, locais e critérios.

 

Artigo Sugerido

5 formas de gerir conflitos nas empresas

Laura Dávila

Responsável pela gestão de conteúdos de marcas e blogs. Sempre teve uma grande paixão pela escrita. Gosta de viajar, estar com os amigos e adora cozinhar.

Este artigo foi útil? Partilha com os teus amigos