5 Formas de controlar a Ansiedade no Local de Trabalho

jobinice-ansiedade-trabalho

Hoje em dia é muito comum termos ansiedade no trabalho devido a diversas razões. Os prazos estipulados, as expectativas, a relação com os colegas e as exigências fazem parte do dia-a-dia num trabalho. A ansiedade pode ser momentânea ou ter repercussões mais graves que prejudicam a saúde e o bem-estar. A ansiedade afeta a concentração, a confiança e provoca stress.

Apesar de muitas pessoas passarem momentos de ansiedade e stress. Uma pessoa que está constantemente ansiosa pode prejudicar muito a sua vida. Encontra, aqui, algumas soluções que podem ajudar-te a combater a ansiedade no trabalho e na tua vida!

1. Ouve os sinais

Presta atenção aos sinais que despertam-te mais ansiedade. Quais são as razões e o porquê. Os motivos podem ser vários: algum feedback negativo, alguma situação diferente, a desordem ou a relação com os teus colegas. Toma nota desses momentos e tenta perceber os motivos. Quando sabemos aquilo que nos traz ansiedade, ficamos mais preparados para qualquer imprevisto.

2. Procura formas de te acalmares

A ansiedade pode trazer inúmeros sintomas: suores, falta de visão, bloqueio mental. Quando isto aconteça, procura uma solução. A meditação, os alongamentos e caminhadas podem ser excelentes maneiras para encontrares calma, mas existem outras. Vê o que funciona melhor com a tua personalidade e com o teu corpo.

3. Encontra Soluções

Cuida do teu bem-estar a todo momento, se for preciso corta maus hábitos como beber demasiada cafeína. Tenta converter o teu lugar de trabalho mais sossegado, nem sempre podemos controlar o ambiente e o local onde trabalhamos, mas, se for possível, tenta trabalhar num lugar com luz natural, se existe muito barulho e, se puderes, ouve música. Tenta descansar e nos teus dias de folga, desliga completamente do trabalho.

4. Conhece os teus direitos

O que é que a tua empresa pode oferecer para que possas equilibrar a tua vida pessoal com a profissional? Será que é preciso e possível ajustar os horários das folgas, as comodidades do teu local de trabalho, ter um horário mais flexível? Tenta ver o que te faz sentir bem e como podes ajustar isso ao teu local de trabalho. Transmite com clareza as tuas necessidades, sempre tendo em conta a situação dos teus colegas e regras da empresa.

5. Define pequenas metas

Definir metas é muito importante, mas ainda é mais importante se sofres de ansiedade. É preciso que saias da tua zona de conforto e, ao mesmo tempo, deves manter a calma e não deixar que a ansiedade tome controle. Estabelece metas realistas e não exijas demasiado de ti mesmo! Se queres mudar de carreira, não comeces a pensar que tens que encontrar trabalho numa semana, dá-te tempo para realizar o que pretendes.

Artigos Sugeridos

Laura Dávila

Responsável pela gestão de conteúdos de marcas e blogs. Sempre teve uma grande paixão pela escrita. Gosta de viajar, estar com os amigos e adora cozinhar.