5 maneiras de dar Feedback aos seus Funcionários

maneiras-dar-feedback-funcionários

O Feedback é muito importante para os colaboradores de uma empresa. É através de uma boa comunicação que é possível incentivar, guiar e orientar um funcionário. Ao avaliar os comportamentos dos seus funcionários, há três pontos a ter em conta: a sua atitude e o que é que foi feito, quais foram os seus resultados e quais são os próximos passos, ou seja, que atitudes e ações devem ser realizadas no futuro.

Se pretende causar um impacto positivo nos seus funcionários, é crucial que acompanhe e dê, sempre que necessário, um feedback construtivo.

5 formas de dar Feedback aos seus funcionários

1. Se o funcionário atrasa-se a entregar um trabalho

Nestas situações, é preciso entender o que é que aconteceu. Alertar que o trabalho foi entregue com atraso e explicar as consequências que um atraso pode causar num projeto. Se trata-se de um trabalho de equipa, recordar que o atraso pode prejudicar os colegas. É importante terminar a conversa com um plano para evitar atrasos no futuro.

2. Se o funcionário estipulou metas pouco realistas

É muito provável que o funcionário esteja descontente porque não conseguiu alcançar os objetivos a que se propôs. Nesta situação, o funcionário esforçou-se, mas estipulou metas irreais. Por isso, ao dar feedback deve ter isso em conta. Valorize o seu esforço e dedicação, informe que esteve a analisar as suas metas e que acha que são demasiado exigentes, que é melhor ajustar os objetivos e trabalhar para atingir metas mais alcançáveis.

3. Se o funcionário está com falta de motivação

A desmotivação no trabalho pode acontecer por inúmeras razões. Cabe aos líderes estarem atentos e perceberem as mudanças de atitudes dos seus funcionários. A melhor abordagem é dizer ao funcionário que tem reparado que a sua atenção e motivação estão diferentes. Sugerir terem uma conversa sobre as competências que, talvez, queira desenvolver ou se existem outros projetos que gostaria de trabalhar.

4. Se o funcionário comete um erro

Erros acontecem e é muito provável que a pessoa que errou seja a primeira a saber da asneira. A melhor atitude é ter calma, em vez de repreender a pessoa, tente que o erro se torne numa lição para o futuro. Faça com que o funcionário pense em soluções para evitar este erro da próxima vez. Se for preciso, invista numa formação e qualifique ainda mais os seus funcionários.

5. Se o funcionário teve uma má atitude com um colega

O respeito entre os colegas é crucial para o bom funcionamento da empresa. Por vezes, existem pequenos mal-entendidos que podem ser resolvidos no momento. E, outras vezes, ocorrem conflitos maiores que requerem mais cuidado. Nestas situações, o melhor é falar com as pessoas envolvidas, entender o que, realmente, aconteceu e fazer com que o problema existente seja resolvido.

Artigos Sugeridos

Laura Dávila

Responsável pela gestão de conteúdos de marcas e blogs. Sempre teve uma grande paixão pela escrita. Gosta de viajar, estar com os amigos e adora cozinhar.

Este artigo foi útil? Partilha com os teus amigos