5 pessoas que atingiram o sucesso depois dos 50 anos

sucesso depois dos 50

A idade é só um número, e o sucesso não está dependente dele. Prova disso, são estes exemplos que hoje te apresentamos, de 5 pessoas que atingiram o sucesso depois dos 50.

Os exemplos presentes neste artigo provam que velhos, só mesmo os trapos. O empreendedorismo e as boas ideias, não são definidas pela idade. Nem pelo contexto histórico, ou social.

De facto, praticamente todos os exemplos de pessoas que atingiram o sucesso depois dos 50 anos, não usufruíram das vantagens tecnológicas hoje presentes no mercado, mas apenas de uma extraordinária resiliência e paixão pelo que faziam, ou decidiram passar a fazer.

Deixa-te inspirar por estes exemplos!

Felicidade no trabalho: descobre o que fazer para manter a motivação

Sucesso depois dos 50 anos: 5 exemplos

1. Henri Nestlé

Nestlé um nome que dificilmente passa despercebido. Basta espreitar as prateleiras da despensa das nossas casas, para encontrar um, dois, ou dez produtos que são da Nestlé, ou de outras marcas sobre a alçada do grupo.

O fundador Henri Nestlé tinha 52 anos, quando aperfeiçoou a Farinha Láctea Nestlé, um produto desenvolvido a pensar nos problemas de desnutrição que a Suíça enfrentava na segunda metade do século XIX.

Nestlé era farmacêutico, e usou os seus conhecimentos para desenvolver uma farinha láctea própria para crianças e bebés, que não eram amamentados, ou que não tinha leite animal para beber. Este foi o primeiro produto de um vasto império alimentar.

2. Julia Child

A reconhecida chefe de cozinha Julia Child, musa inspiradora de livros e filmes sobre a sua vida, só cozinhou pela primeira vez, aos 40 anos. Onze anos mais tarde, tinha já o seu primeiro programa de televisão, de culinária, claro.

Julia Child tinha sido uma funcionária governamental, que ao acompanhar as funções diplomáticas do marido em Paris, descobriu a paixão pela cozinha francesa. O seu primeiro livro foi lançado quando tinha 49 anos. Os programas de culinária que desenvolveu mantiveram-se no ar durante décadas, e Julia Child tornou-se num ícone da cultura norte-americana.

3. John Pemberton

O norte-americano John Pemberton estava a trabalhar no desenvolvimento de medicamentos para o estômago e substâncias alternativas para soldados viciados em morfina, quando descobriu a fórmula da Coca-Cola. Tinha 55 anos e patenteou a fórmula da bebida em 1886.

Apesar de já não ter participado na expansão comercial do seu produto, Pemberton ficou na história. Farmacêutico de profissão, também ele tinha sido um soldado da Guerra Civil norte-americana, que procurava algum alívio para os problemas com que se deparava.

6 filmes que vão inspirar e motivar a tua carreira

4. Vivienne Westwood

A moda e a criação esteve sempre presente na vida da designer de moda britânica Vivienne Westwood. Contudo, nas primeiras décadas da sua carreira, não a vivia em nome próprio.

Trabalhou como estilista, com conhecidas bandas dos anos 70, sobretudo relacionadas com o movimento punk rock britânico. Só com 50 anos é que a fama internacional chegou, e com ele a atenção dada às criações daquela que é considerada a madrinha da moda britânica.

5. Ray Kroc

Provavelmente o nome Ray Kroc não te deve dizer muito. Mas sabendo que Ray Kroc foi o fundador da cadeia McDonald’s, e que o fez aos 52 anos, talvez já diga.

A vida profissional do empresário foi variada e intensa. Foi vendedor ambulante e pianista profissional, entre outros empregos. Em 1954, enquanto trabalhava como vendedor de máquinas de batidos, visitou um restaurante na Califórnia, seu cliente.

Este local era o McDonald’s, um restaurante mantido por dois irmãos, que apesar do sucesso do seu espaço de lanches rápidos, estavam descontentes com os lucros que obtinham. Kroc tinha, sem dúvida, visão para o negócio e levou o negócio dos irmãos McDonald’s muito mais além do que eles teriam planeado.

Decidiu expandir e franquear este tipo de espaço para outras cidades norte-americanas. Em apenas 3 anos, conseguiu vender 100 milhões de hambúrgueres.

Artigos sugeridos

Júlia Rocha

Gestora e criadora de conteúdos para marcas, com paixão por grandes histórias. Nunca sai de casa sem papel e caneta, e adora longas viagens.

Este artigo foi útil? Partilha com os teus amigos