7 qualidades de um empreendedor de sucesso

homem de negócios em conversa telefónica

Tal como com outras questões da vida pessoal e profissional nem sempre um empreendedor inicia o seu caminho rodeado de sucesso e com a bagagem repleta de conhecimento. São vários os que passam por todo um processo que os leva a ser as pessoas que admiramos. Será este um caminho para qualquer um? Não. Será este o caminho que você irá seguir? Leia e depois tire a sua conclusão:

  1. Criatividade

A primeira qualidade que iremos falar é a criatividade. Porquê? Porque vai precisar de uma ideia realmente inovadora – pelo menos que ninguém esteja a fazer igual ao que está a planear – para conseguir que a sua empresa consiga crescer.

Não será obrigatório ser o génio criativo do ano, mas pelo menos estar preparado para os desafios que um negócio exige e encontrar soluções para os problemas que surgirem.

  1. Paixão

A energia será algo fundamental para tudo no seu sucesso como empreendedor. Para isso a paixão é fundamental, estar apaixonado seja por construir algo do zero, pela equipa que está a liderar ou apenas pela indústria em que está presente, basta este estado de espírito para o ajudar a contagiar os que estiverem à sua volta.

As horas intermináveis, os longos dias de trabalho ou o stress, nada disso o irá afetar e irá ter ao seu lado pessoas influenciadas positivamente para alcançar o topo.

  1. Dedicação

Este é um ponto que até poderíamos dispensar, mas não o vamos fazer, empreendedorismo exige dedicação. Não vai conseguir o que procura alimentando uma ideia vaga, trabalhando arduamente uma ou duas semanas e depois ficar à espera de um milagre. Terá de estar envolvido em todas as etapas, desde o início, esforçando-se para que cada área do seu negócio tenha sucesso.

Os sacrifícios vão ser algo natural…esteja preparado para isso.

  1. Comunicação

Para além de comunicar com a sua equipa, terá de comunicar com possíveis parceiros de negócio, resolver conflitos, reestruturar objetivos, negociar, etc. Por isso mesmo esta será uma qualidade imperativa na sua personalidade, já que praticamente em todos os seus momentos de empreendedor terá de usar a voz para vencer.

  1. Humildade

A humildade terá de vir de dentro, perceber que nem tudo vai ser perfeito, que o caminho terá alguns percalços e estar preparado para os aceitar é essencial.

Com humildade conseguirá ouvir os outros, aceitar opiniões de mentores, conselheiros, colaboradores, até de família e amigos, e maximizar a sua ideia. Ninguém lhe exige que saiba tudo.

  1. Paciência

O sucesso não aparece do dia para a noite, é algo que resulta de muito trabalho e muito esforço. Até há aqueles que falam das 10,000 horas para que seja possível sermos realmente bons em algo.

Esteja preparado para não ter sucesso instantâneo, mas mesmo assim manter a sua visão no horizonte. Planeie a longo-prazo e não se admire que as coisas levem mais tempo do que o que pensava.

  1. Adaptação

O mundo está em constante evolução, as coisas não param de mudar e atualizar, e não irá esperar por si. A adaptação será algo essencial, para que uma mudança não o desvie do caminho traçado.

São poucos os negócios que se mantém saudáveis insistindo numa direção irreal, os que chegam ao topo passaram por mudanças e ajustes para conseguirem estar onde todos querem estar. O mais difícil não é chegar ao topo, mas sim manter-se lá.

Conclusão

Pode não atingir o sucesso de imediato e pode até nem ser na primeira tentativa, mas faz parte. Muitos dos empreendedores mundialmente conhecidos falharam nas primeiras tentativas. Prepare-se para as dificuldades, mas não desista dos seus sonhos!

Alguns terão na sua personalidade algumas destas qualidades mais evidentes que outras, mas nenhuma delas está fora do seu alcance.

Pode não atingir o Olimpo à primeira, segunda ou terceira tentativa, mas se continuar a trabalhar com afinco e a melhorar ao longo dessas experiências, então irá encontrar a receita para o sucesso.

 

Fonte: The American Genius

Sugestão de artigo: É um dador ou um aproveitador

Procurar Ofertas de Emprego: Jobinice