Acelera o teu crescimento profissional em 10 passos

acelera o teu crescimento profissional

Na vida profissional, consideras-te alguém em constante evolução, ou sentes que estás acomodado no que estás a fazer neste momento? Queres investir no crescimento profissional?

Podemos falar no profissional em constante evolução, como naquele que quer sempre algo mais, que nunca pára de procurar formas de reforçar conhecimentos e competências. Estás interessado em acelerar o teu crescimento profissional? Damos-te a conhecer algumas estratégias valiosas para alcançares o sucesso profissional.

Como acelerar o crescimento profissional em 10 etapas

1. Aposta no networking

É importante manter boas relações com pessoas que podem contribuir de forma construtiva para a tua vida profissional. Pessoas que tenham mais experiência, mais conhecimentos, que tenham comentários construtivos e com as quais possas aprender. Uma boa rede de contactos, ou ato de estabelecer uma, o networking, é fundamental.

2. Acompanha os problemas com soluções

Quando identificas um problema, reflete primeiramente numa solução, antes de destacares essa dificuldade, junto dos teus superiores. Todas as chefias estão habituadas a receber muitas queixas diariamente. Um colaborador que se destaque por ser o que apresenta respostas e soluções perante os desafios, é sempre alguém que está disposto a apostar no seu crescimento profissional.

3. Diversifica a tua experiência

Antes de querer crescer, é indispensável obter conhecimentos sobre outras atividades que não vão de encontro às competências e tarefas habituais. Desta forma, quem quer evoluir na carreira, cresce como líder.

4. Planeia o teu crescimento profissional

O crescimento e sucesso profissional nasce a partir dos objetivos que são definidos por ti. O que não significa que esses objetivos sejam estanques, que nunca mudem. Planos e projetos de carreira evoluem com a experiência adquirida, ou com novas necessidades de formação, por exemplo. Consulta o nosso e-book sobre o assunto, onde tens acesso a informações concretas sobre este tipo de ação.

Guia Jobinice: Dá um Impulso à tua Carreira

5. Cumpre o que prometes

É essencial ser realista e cumpridor nas tarefas a que nos propomos cumprir e/ou desenvolver. Respeita os prazos, cumpre deadlines. Ninguém gosta de pedir a realização de uma atividade, aguardar a data prometida e não ver nada realizado. Caso seja impossível cumprir o prazo acordado, sê honesto e assume essa dificuldade.

6. Sê dedicado

Dedicação não equivale a muitas horas extra de trabalho. É bem mais importante apresentar estratégias de desenvolvimento, capacidade de decisão, autonomia… Alguém que se mostre prestável, que se distinga pela paixão pelo trabalho.

7. Cria uma cultura de mentoria

Este ponto desenvolve-se no seguimento da criação da rede de contactos. Contudo, reforçar uma cultura de mentoria é especialmente fundamental a longo prazo. Não hesites em pedir conselhos a quem já trilhou o seu caminho e te pode dar um testemunho valioso.

8. Não temas a exposição

Já ouviste o ditado popular: “Quem tem boca, vai a Roma”? Luta pelo teu valor e não temas ou hesites em mostrar as tuas conquistas a quem as vai valorizar.

9. Aposta na constante formação profissional

O conhecimento é chave e adquirir competências também. O investimento em cursos e formações vai contribuir para acelerar o crescimento profissional. Quanto mais atualizado estiveres a nível de competências, também.

10. Arrisca e não tenhas medo do sucesso

Se todas as etapas que puseste em prática até agora forem bem sucedidas, estás no caminho certo para acelerar o crescimento profissional. Uma prova de maturidade é arriscar no momento certo, confiar na capacidade de obtenção de resultados. O sucesso também surge quando saímos da nossa zona de conforto.

Queres aumentar o teu sucesso profissional? Elimina estes hábitos

Artigos sugeridos

Júlia Rocha

Gestora e criadora de conteúdos para marcas, com paixão por grandes histórias. Nunca sai de casa sem papel e caneta, e adora longas viagens.

Este artigo foi útil? Partilha com os teus amigos