Alba Baptista

alba batista

Com apenas 22 anos, Alba Baptista é a primeira atriz portuguesa a encabeçar uma série da plataforma de streaming Nextflix e um dos nomes a ter debaixo de olho na sétima arte portuguesa.

Quem tem acompanhado o cinema português nos últimos tempos de certeza que já se deparou com o seu rosto. Nascida a 10 de Julho de 1997, Alba Baptista é uma atriz prodígio da representação portuguesa, por muitos apelidada de “belle de jour”.

Alba concluiu o curso de interpretação da ACT — Escola de Atores em 2012, mas até conquistar a Netflix não foram precisos muitos passos.

Alba Batista: do cinema português à Netflix

A jovem atriz iniciou o seu percurso com o filme “Miami” (2014), de Simão Cayatte, mas foi com “Leviano” (2018), de Justin Amorim, que Alba se revelou um diamante em bruto.

Participou em curtas como “Equinócio” (2018), de Ivo M. Ferreira, e “Tudo o Que Imagino” (2014), de Leonor Noivo, passando ainda de raspão por “Linhas de Sangue” (2018), de Sérgio Graciano e Manuel Pureza. O seu aspeto de menina-mulher parece ser favorável a papéis em que se propõe jogar com a fronteira da idade adulta.

Do cinema à televisão, a atriz coleciona também algumas séries televisivas, das quais se destacam “Filha da Lei” (2017) e “País Irmão”(2018), e de telenovelas como “A Impostora”(2016) e “Jogo Duplo” (2017).

Nos próximos tempos, a vida desta jovem vai mudar pela certa. No início de 2019, foi anunciado que Alba iria protagonizar “Warrior Nun”, uma produção original da plataforma de streaming Netflix, produzida por Simon Barry. “Warrior Nun” tem estreia agendada para 2020.

Guia Jobinice: Histórias de Sucesso

Enquanto Hollywood a espera, Alba é uma das atrizes de “Campo de Sangue”, de João Mário Grilo, uma produção realizada a partir do texto da escritora Dulce Maria Cardoso.

Com pouco mais de oito anos de carreira, Alba Baptista já conta com duas distinções: o Prémio Revelação (feminina), entregue no Festival de Cinema Europeu Subtitle, na Irlanda e, mais recentemente, o Prémio Nico, dado pela Academia de Cinema, destinado às promessas da sétima arte. Tudo indica que a jovem atriz terá um futuro promissor pela frente!

Artigos sugeridos

Sara Gonçalves

Comunicadora por natureza, tem três grandes paixões: as pessoas, a escrita e a música. Motivada pela ânsia de aprender sempre mais, é uma pessoa de desafios e acredita muito no lado bom da vida.

Este artigo foi útil? Partilha com os teus amigos