6 razões para almoçar no local de trabalho

razões para almoçar no local de trabalho

A palavra marmita faz parte do vocabulário da esmagadora maioria dos trabalhadores portugueses. A poupança parece ser a razão óbvia para levar o almoço todos os dias, e partilhar esse momento de pausa com outros colegas. Por que outras razões pode ser uma prática tão positiva?

Costumas almoçar no local de trabalho? Preparas as famosas marmitas? Seja por opção, necessidade ou por não existirem outras alternativas, almoçar no trablaho é uma prática com várias vantagens, entre as quais a poupança e a garantia de qualidade das refeições.

10 boas razões para almoçar no local de trabalho

1. Poupar dinheiro

Levar o almoço de casa contribui para uma poupança considerável no final do mês. Apesar de existirem restaurantes que apostam nas diárias (menus com pratos do dia a preços competitivos), nunca conseguem chegar ao custo de uma refeição preparada em casa. Aqui entram outros fatores que abordamos nesta lista.

2. Comer com qualidade

As refeições são preparadas por ti, ou pelo menos, por alguém em casa. Desta forma, sabes que ingredientes foram usados, e a maneira como foram confeccionados. Ao trazer almoço de casa para o trabalho, há também um maior controlo de porções. Os restaurantes costumam servir doses maiores do que aquelas que normalmente consumimos em casa.

3. Socializar com colegas

Já abordámos a questão de almoçar à secretária, e as conclusões deste artigo mantém-se. Levar almoço para o trabalho é ainda mais benéfico, se o fizermos em regime de socialização com colegas. Dá para conversar sobre tudo, fortalecer laços de amizade. Quem sabe, até trocar receitas para as marmitas do dia seguinte.

4. Evitar o desperdício

Almoçar no local de trabalho ajuda a evitar desperdício de várias formas: aproveitar o que sobra de outras refeições em casa, e o papel e plástico que serviriam para embalar refeições que seriam, por exemplo, encomendadas.

5. Aproveitar melhor a hora do almoço

Ao almoçar no local de trabalho, evitas tempos de espera, e deslocação, em restaurantes. A produtividade pessoal pode sair extremamente beneficiada destes minutos poupados. Como, por exemplo, podes aproveitar para marcar uma consulta, ir aos correios, fazer um telefonema, encomendar produtos online, ir ao supermercado (se possível), entre outros. Podes aproveitar também para planear o resto do dia, depois do trabalho.

6. Fazer (algum) exercício

No seguimento do tópico anterior, pode-se usar o tempo livre para fazer algum tipo de exercício, como uma simples volta a pé num dia de sol, apenas para “desenferrujar”, depois de tantas horas passadas à secretária.

Costumas levar o almoço para o trabalho?

 

Artigos sugeridos

Júlia Rocha

Gestora e criadora de conteúdos para marcas, com paixão por grandes histórias. Nunca sai de casa sem papel e caneta, e adora longas viagens.

Este artigo foi útil? Partilha com os teus amigos