Ano novo, emprego novo? 5 passos na tua carreira

ano novo emprego novo

A mudança de ano é a altura ideal para (re)começos. A maioria das pessoas dedica as primeiras semanas do ano para elencar resoluções de ano novo e elaborar metas para este novo ciclo que se avizinha. Deixamos-te algumas dicas para progredires na tua carreira e, quem sabe, encontrar um emprego novo. 

Na elaboração de metas para o novo ano, a carreira costuma estar entre um dos objetivos: são muitos os que se preparam para iniciar um novo caminho profissional, afinal, haverá melhor momento para (re)começar algo se não no princípio de um novo ano, com mais 365 dias de oportunidades?

Para garantir que fazes tudo o que está ao teu alcance para caminhar rumo ao sucesso em 2020, deixamos-te algumas dicas a considerar.

Ano novo, emprego novo: 5 passos na tua carreira

1. Pesquisa

O mercado de trabalho está em constante mudança, por isso é importante estares atento aos desenvolvimentos que vão ocorrendo, como entender quais são as vagas que estão a sugir em maior número na tua área, a faixa salarial e quais os próximos passos a dar para poderes fazer crescer a tua carreira .

Também é importante definir o tipo de empresa onde gostarias de trabalhar. Estuda e analisa os ambientes de trabalho, o propósito empresarial, investiga sobre a cultura corporativa através do site, por exemplo… Não adianta investir tempo e energia para trabalhar numa empresa com a qual não nos identificamos.

2. Faz networking

Criar e cultivar redes de relacionamento provavelmente é a melhor maneira de te recolocares no mercado de trabalho. Quanto mais ativo fores, melhor. Partilha os teus objetivos e interesses com colegas e amigos, compartilha artigos, associa-te e interage em grupos de discussão diversas… Lembra-te: quem não é visto não é lembrado, por isso, sê ativo na tua rede profissional de contactos.

3. Atualiza o currículo

O Curriculum Vitae funciona como uma porta de entrada para variadas empresas e é essencial que esteja devidamente atualizado e de acordo com as necessidades e exigências do mercado de trabalho. Portanto, não deixes o teu currículo “abandonado” e atualiza as tuas informações com frequência: novos cursos, certificados, workshops, voluntariado, intercâmbios, projetos…

Como preparar os objetivos para 2020 e ter um ano de sucesso

4. Prepara-te para entrevistas

Todas as entrevistas possuem um objetivo em comum, que é a apresentação da vida profissional e pessoal do candidato, e não há ninguém melhor do que nós próprios para o fazer. Preparar as entrevista com antecedência pode aumentar significativamente as possibilidades de conseguires a vaga que tanto anseias! Anota os pontos altos da tua carreira e vida pessoal, não esquecendo dos desafios e perdas, pois podem ser questionados. O importante aqui, além de mostrares as tuas valências, é mostrar como conseguiste dar a volta às situações menos positivas que foram surgindo.

5. Persistência e foco

Lembra-te que não existe o candidato certo e errado, mas sim aquele que melhor se encaixa no perfil naquele momento. Portanto, pede feedback aos recrutadores e aprende com os teus próprios erros. Investe no teu desenvolvimento profissional e entende que quanto mais te dedicares a um objetivo, mais portas se irão abrir no futuro. O importante é não desistir!

Artigos sugeridos

Sara Gonçalves

Comunicadora por natureza, tem três grandes paixões: as pessoas, a escrita e a música. Motivada pela ânsia de aprender sempre mais, é uma pessoa de desafios e acredita muito no lado bom da vida.

Este artigo foi útil? Partilha com os teus amigos