Salários das TI em Portugal vão aumentar em 2020

aumento salários TI

Profissionais das TI em Portugal esperam um aumento salarial que varia entre 7 a 20% em 2020, revela um estudo da Robert Walters

O estudo Salary Survey 2020 revela que o setor das tecnologias de informação em Portugal continua com as remunerações em crescimento. Os dados mostram que 30% dos profissionais esperam aumentos salariais entre 7 a 20% mais.

Salários das TI vão aumentar em 2020

Os salários para profissionais de IT são os que mais têm subido nos últimos anos, sendo das áreas mais bem pagas em Portugal atualmente. Neste setor, a área de data & analytics, é aquela que tem tido aumentos mais significativos.

Contudo, são os blockchain engineer os profissionais que mais poderão receber: o intervalo salarial esperado em 2020 varia entre os 55 a 80 mil euros/ano, com dois a três anos de experiência.

Em sentido contrário, são os data analyst e os BI analyst em início de carreira quem recebe os valores mais baixos: em 2020, o intervalo salarial situa-se nos 35 a 45 mil euros/ano e entre 30 a 35 mil euros anuais, respetivamente.

Na tabela do Salary Survey, um big data specialist com dois a cinco anos de experiência em 2019, podia ganhar entre 45.000 e 55.000 euros brutos por ano, sendo que em 2020 a Robert Walters estima que possa ganhar até 65.000 euros. O mesmo acontece na profissão de data scientist.

Abertas candidaturas de estágio para a Comissão Europeia

O Salary Survey aponta também que 89% dos profissionais das tecnologias de informação em Portugal têm um contrato sem termo e que ficam na mesma empresa ao longo de 1,6 anos, em média.

O estudo revela ainda que os perfis com experiência em dados, cibersegurança, metodologias Agile e linguagens como Python, .Net ou Java vão ser os mais requisitados em 2020.

O futuro requer novas competências

Os sistemas cada vez mais complexos, como a data science, machine learning e inteligência artificial (AI) vão exigir mais versatilidade e um conjunto de competências profissionais distintas. Assim, serão cada vez mais requisitados: programadores python, profissionais para implantação de ERPs como SAP, perfis em outsystems, programadores mobile e especialistas em segurança da informação, refere a consultora.

Outras notícias

Sara Gonçalves

Comunicadora por natureza, tem três grandes paixões: as pessoas, a escrita e a música. Motivada pela ânsia de aprender sempre mais, é uma pessoa de desafios e acredita muito no lado bom da vida.

Este artigo foi útil? Partilha com os teus amigos