Como são avaliadas as tuas competências numa entrevista de seleção?

avaliacao de competencias

A avaliação de competências de um candidato a uma vaga de emprego, é sempre muito relevante. Existem entrevistas especificamente destinadas a este tipo de análise. Percebe como se processam.

O que são entrevistas de avaliação de competências? Este tipo de processo é recorrente e predominante nos dias de hoje. São uma forma eficaz de dar ao recrutador/hipotético empregador, uma imagem de quem é o candidato. São eficazes no sentido de determinar a personalidade profissional, assim como a pessoal.

Durante a avaliação de competências, está a ser avaliado o teu desempenho. Esse mesmo desempenho vai ditar comportamento a ter perante diversos cenários. Por esta razão é um dos métodos de seleção preferidos, atualmente.

Como pedir uma promoção ou aumento salarial no emprego?

Como são feitas as entrevistas de avaliação de competências?

Muitos recrutadores utilizam a técnica STAR. Esta técnica ajuda a desenvolver perguntas baseadas nas competências do candidato. O significado deste acrónimo é o seguinte:

SITUAÇÃO
TAREFAS necessárias em resultado da mesma
AÇÕES tomadas
RESULTADO dessas ações

Esta é uma das técnicas usadas, apesar de existirem outras. Muito basicamente, durante este tipo de entrevista, são avaliados pontos fortes e pontos fracos de um candidato. De seguida, estes pontos identificados, são cruzados com o que é exigido pelo cargo de trabalho a ocupar.

É importante dar respostas honestas, acerca das quais refletiste no momento. No entanto, isso não implica que não possa ser feita alguma preparação prévia, no sentido de perceber que tipo de competências são avaliadas.

Tipos de competências avaliadas numa entrevista de seleção

1. Competências individuais

Referem-se a atributos pessoais: flexibilidade, capacidade de decisão, tenacidade, conhecimentos, independência, tomada de riscos e integridade pessoal. Por exemplo, podes ser questionado acerca de algum momento em que uma ideia tua tenha sido questionada, ou como lidas com um problema recorrente.

2. Competências de gestão

Referem-se à capacidade de ser responsável por outras pessoas, de liderar departamentos, capacitação, pensamento estratégico, sensibilidade empresarial, gestão de projetos e controlo de gestão.

3. Competências analíticas

Neste ponto, são analisadas as competências de tomada de decisão, inovação, de análise de problemas e resolução dos mesmos. É também dada importância à capacidade de atenção ao pormenor. Por exemplo, pode-te ser pedido para identificares uma solução alternativa a um problema.

4. Competências interpessoais

Aqui analisam-se competências sociais e de trabalho em equipa, assim como capacidade de comunicação. Os recrutadores pretendem perceber se o candidato é alguém colaborativo, ou não.

5. Competências motivacionais

Tal como o nome indica, estas competências referem-se ao que te motiva no dia-a-dia: orientação para resultados, estabelecimento de objetivos, resiliência, foco na qualidade… São abordadas questões como por exemplo, quando te sentiste mais realizado no local de trabalho.

Marketing Pessoal: o que é e porque é tão importante para a tua carreira

Não estejas demasiado nervoso durante estas entrevistas. Não existem respostas certas ou erradas per se, existe sim o estabelecimento de uma correspondência entre quem tu és enquanto profissional e o que é pretendido pela entidade que está a fazer a entrevista.

Artigos sugeridos

Júlia Rocha

Gestora e criadora de conteúdos para marcas, com paixão por grandes histórias. Nunca sai de casa sem papel e caneta, e adora longas viagens.

Este artigo foi útil? Partilha com os teus amigos