Barómetro Randstad: gerações novas são mais ágeis e menos fiéis

Barometro Randstad

Qual é o comportamento dos portugueses em relação ao emprego? Especialmente em comparação com outros países europeus? O Barómetro Randstad apresenta alguns dados relativamente a estas questões.

No final de 2019, mais de 20% dos trabalhadores portugueses tinham mudado de emprego, durante os seis meses anteriores. Esta é uma das principais conclusões do barómetro Randstad, denominado Workmonitor Global Report. Este documento analisa dados referentes ao 4.º trimestre de 2019.

Este e outros barómetros e recolhas de dados, concluem que o comportamento laboral dos portugueses está muito relacionado com a situação económica vivida em determinado momento. Ou seja, desde 2015, com dados de recuperação económica, também a vontade de mudar para “melhores” empregos, aumenta.

Greve da função pública com impacto por todo o país

Barómetro Randstad: diferenças geracionais e de género

Os dados revelam que as mulheres têm mais predisposição para dar este passo. Sendo que também são as gerações Z (pessoas nascidas entre 1995 e 2012) e Y (pessoas nascidas entre 1981 e 1994), que mais facilmente trocam de local de trabalho e funções.

Existe nestes grupos, uma maior vontade de abraçar novos desafios e de atingir o tão desejado equilíbrio entre vida pessoal e profissional. É nestas gerações que se nota uma maior vontade de contrariar a insatisfação laboral, um comportamento menos notório em escalões mais avançados.

Nesta fase de balanços do ano passado, também a consultora Hays divulgou o Guia do Mercado Laboral, que avança que entre 2016 e 2019, deu-se “um grande gap entre a lei da oferta e da procura, ou seja, havia mais empregadores a querer recrutar do que profissionais com disponibilidade para mudar de emprego”. Contudo, essa situação pode mudar durante 2020.

Outras notícias

Júlia Rocha

Gestora e criadora de conteúdos para marcas, com paixão por grandes histórias. Nunca sai de casa sem papel e caneta, e adora longas viagens.

Este artigo foi útil? Partilha com os teus amigos