7 passos para deixares uma boa primeira impressão

boa primeira impressao

O que significa causar uma boa impressão? Numa entrevista, no primeiro dia de emprego, numa reunião… Percebe o impacto de deixar uma boa primeira impressão.

Sabes que bastam trinta segundos para o cérebro processar uma boa primeira impressão? É um espaço de tempo curto, para quem tem o ambicioso objetivo de convencer alguém de determinada mensagem, ou que é a melhor escolha para uma vaga, por exemplo.

As primeiras impressões podem fazer toda a diferença e a avaliação que outros fazem de nós é inevitável. Damos-te algumas dicas para causar uma boa primeira impressão, em contexto profissional.

15 perguntas importantes numa entrevista de emprego

Como deixar uma boa primeira impressão em 7 passos

1. Sê simpático e bem-educado

Esbanjar simpatia é obrigatório, sem timidez, mas também sem exageros. Por vezes, dizer as coisas com um sorriso e ser gentil e bem-educado, é o que basta para deixar o interveniente também feliz e satisfeito com a interação que está a ocorrer.

2. Veste-te para vencer

Ou seja, veste-te para a ocasião em que tens de causar uma boa impressão. Seja para uma entrevista, para uma reunião, ou outro evento. É importante adequar o vestuário à ocasião, sobretudo quando é a primeira vez que vai existir interação entre ti e outras pessoas. A roupa é um elemento importante da comunicação profissional, que não pode ser descurado.

3. Mostra que percebes do assunto

E para isso é preciso fazer algum trabalho de casa. Numa entrevista de emprego, é importante que mostres que conheces a organização para a qual te candidatas, numa reunião de vendas é importante que conheças como ninguém o produto que representas… Estar preparado é fundamental para causar uma boa primeira impressão.

4. Entra no ritmo da outra pessoa

Neste ponto podemos também referir a empatia que é necessário criar com o interlocutor. Mas também perceber de que forma comunica e fazer os possíveis por acompanhar esse ritmo de comunicação. Há quem fale mais depressa, há quem fale mais devagar… “Atropelar” o discurso do outro não é uma boa política. Manter o contacto visual é também fundamental.

5. Investe no conteúdo

Investir no conteúdo da mensagem significa que além da pesquisa sobre o assunto discutido, é também necessário usar alguma forma de criatividade na transmissão da mensagem. Perceber o fluxo da conversa, saber que por vezes é preciso recuar, noutras é bom contra-argumentar. Ter esta criatividade não significa improvisar, porque é também necessário preparar o modo como se quer transmitir a mensagem.É um passo importante no sentido de causar uma boa primeira impressão. No fundo, é ser um estratega.

6. Fala só quando é necessário

Um conceito básico da comunicação, para que este processo seja bem-sucedido, é que realmente seja feito entre duas pessoas. Ou seja, deixar o outro falar e  não frustrar as suas tentativas de fazer passar uma mensagem.

7. Não forces o interesse

Quando alguém é genuíno, é notório que está a comunicar também dessa forma. O contrário também é plenamente visível. Este tipo de interação não contribui, de todo, para uma primeira impressão positiva. É importante deixar a nossa personalidade fluir, ser genuíno e não fingir ou forçar interesse.

Guia Jobinice: Histórias de Sucesso

Artigos sugeridos

Júlia Rocha

Gestora e criadora de conteúdos para marcas, com paixão por grandes histórias. Nunca sai de casa sem papel e caneta, e adora longas viagens.

Este artigo foi útil? Partilha com os teus amigos