5 características de um bom líder que deves conhecer [inclui infografia]

caracteristicas de um bom lider

Nos dias que correm, um líder não existe apenas para ditar ordens, mas para ser um exemplo a seguir. Como tal, existem determinadas características de liderança que devem ser seguidas. Sabe quais são.

É difícil para qualquer pessoa em posição de chefia admitir que não cumpre com as características de liderança necessárias. Liderar é muito mais que dizer aos outros o que fazer: é ser um exemplo a seguir.

No entanto, são muitos os casos em que tal não acontece. Por vezes os líderes não são recrutados ou escolhidos, mas são simplesmente aqueles que tiveram a oportunidade de criar um negócio ou uma organização.

Quando assim é (e quando assim não é, inclusive), devemos procurar formar-nos e desenvolver as nossas características de liderança. A liderança é um dom, mas também uma aprendizagem. Nem todos nascem aptos a liderar, mas todos têm oportunidade de trabalhar para o fazer com excelência.

Características de liderança

Não é fácil definir como um líder se deve comportar. Personalidades diferentes exigem atitudes diferentes. Por outro lado, existem algumas características de liderança prioritárias que devem ser aplicadas por qualquer figura de chefia.

1. Modéstia

Em primeiro lugar, um bom líder deve saber admitir que erra. Ninguém tem sempre razão, muito menos alguém responsável por tudo aquilo que acontece dentro de uma organização. Admite os teus erros, responsabiliza-te por eles e resolve-os. Se for o caso, sabe desculpar-te com a mesma intensidade com que erras-te.

Um pedido de desculpa “a medo” dificilmente irá compensar uma ordem mal dada. As pessoas entenderão o peso da tua responsabilidade e estarão dispostas a desculpar-te muito mais rapidamente do que o que esperas.

2. Delegar

As boas intenções, quando aliadas à busca pelo sucesso, tendem a fazer-nos sentir no controlo de tudo. Mas o controlo é uma ratoeira que nos cega. Aprende a delegar, a confiar na pro-atividade dos teus colegas e, principalmente, a reconhecer quando eles estão certos e são capazes. Se tiveres uma equipa capaz, nem sempre o produto final terá que passar por ti.

Caso seja imprescindível que passe, lembra-te que verificar o produto final não significa controlar cada pequeno passo do trabalho executado. A necessidade de aprovação constante poderá dificultar a fluidez e a celeridade do trabalho.

3. Cumprir

Fazer promessas aos colaboradores é sempre bom para os incluir, mantendo a par do que está a ser feito. A existência de um prémio a obter ou de uma meta a alcançar garante motivação e, consequentemente, mais eficiência e qualidade no trabalho. Porém, certifica-te de que irás cumprir as tuas promessas antes de as revelar.

Falhar com o que prometes-te irá trazer-te falta de credibilidade – e ninguém quer um líder em quem não pode acreditar. Sê alguém em quem os outros sintam que podem confiar.

4. Motivar

Motivar em vez de amedrontar é uma das principais diferenças entre um líder e um chefe. Enquanto o segundo é temido, o primeiro é respeitado. Tem em conta que, se os seus colaboradores te temem, o seu trabalho será forçado e irão aproveitar a primeira oportunidade que tiverem para te fazer pagar as consequências. Em alternativa, opta por estimular os teus colegas e fazê-los sentir acolhidos e necessários.

5. Versatilidade

Um bom líder deve ser recetivo à mudança. “Vai ser assim porque antes já era assim” não é um argumento válido nos dias que correm. Sê inovador, considera os aspetos que poderão melhorar o trabalho de toda a equipa e ouve as ideias de todos. Um líder jacente é um líder estagnado.

Coaching generativo: de que forma pode ajudar a sua empresa

5 características de um bom líder [infografia]

Características de liderança - Jobinice

 

Artigos Sugeridos

Júlia Rocha

Gestora e criadora de conteúdos para marcas, com paixão por grandes histórias. Nunca sai de casa sem papel e caneta, e adora longas viagens.

Este artigo foi útil? Partilha com os teus amigos