5 passos para definir Objetivos

objetivo no alvo

Se é daquelas pessoas que adora definir objetivos, então este artigo é para si. 

O que são objetivos SMART?

Definir objetivos ajuda a perceber o caminho a seguir e a medir a distância que nos separa do nosso sonho. Segundo um artigo publicado no site Live Strong ter objetivos definidos aumenta a autoestima, a produtividade e o compromisso necessários para atingir qualquer meta. Quando definimos objetivos, sejam eles pessoais ou profissionais, uma das formas de o fazer é usar o acrónimo SMART (Specific, Measurable, Action-Oriented, Realistic and Time-Bound). Ou seja, os nossos objetivos devem ser: específicos, mensuráveis, alcançáveis, realísticos e com um prazo específico.

1. Os objetivos devem ser Específicos (Specific)

Para que consiga ser eficaz e atingir a meta a que se propôs deve especificar o seu objetivo. É o que defende a Vanderbilt University’s Health Plus. Ou seja, se quiser ganhar peso, não estipule o ganho de massa magra como objetivo, mas antes, especifique um valor e concentre-se nisso: “Quero aumentar 3 Kg de massa magra”.

2. Os objetivos devem ser Mensuráveis (Measurable)

Segundo Vanderbilt, as metas que são SMART, são mensuráveis, ou seja, consegue, ao longo do processo, ver se está a progredir ou não. Se quer aumentar 3 Kg de massa magra, consegue perceber ao longo do caminho se está no caminho certo para atingir essa meta ou não, através do controlo de peso.

3. Os objetivos devem ser Orientados para a Ação (Action-Oriented)

Os objetivos que são SMART são orientados para a ação com o foco na meta. Desta forma consegue estipular os passos que acredita serem necessários para os alcançar. Mantendo o mesmo exemplo, uma boa alimentação, treino e um bom descanso vão determinar o aumento ou não dos 3 Kg de massa magra que pretende, isto segundo Psychology Today.

4. Os objetivos devem ser Realistas (Realistic)

Todos os objetivos que criar, devem ser realistas. Pode conseguir aumentar 3 Kg de massa, mas 30 Kg não seriam realistas (nem saudáveis).

5. Os objetivos devem ter um Tempo definido (Time-bound)

Definir uma data limite ao seu objetivo SMART é crucial para que possa obter sucesso. Se estipular um prazo máximo de 2 meses para ganhar os 3 Kg de massa magra, coloca em si mesmo uma ligeira pressão para que consiga atingir o objetivo. Caso isso não acontece, ao longo do tempo, pode perder motivação e foco.

Artigos sugeridos

Este artigo foi útil? Partilha com os teus amigos