Coaching em grupo: quais são os benefícios?

coaching em grupo

Quais são as diferenças entre coaching individual e coaching em grupo? Qual é a prática que traz mais benefícios? O coaching em grupo é garantia de resultados?

O coaching em grupo não é um processo muito diferente do coaching individual.A grande diferença está registada no nome: se um dos processos é focado no indivíduo, o outro está focado num grupo de pessoas.

Independentemente do número de pessoas que está presente numa sessão de coaching, o foco desta metodologia é sempre o trazer à tona o potencial de cada um e melhorar a sua performance. Com a metodologia de a praticar em grupo, existe uma riquíssima troca de experiências entre participantes.

Será que preciso de coaching profissional?

Quais são os benefícios do coaching em grupo?

Como já abordámos anteriormente no Jobinice, o coaching pode ser definido como o processo de apoio à mudança de um indivíduo (a nível profissional ou pessoal). Uma mudança que ocorre em parceria entre o indivíduo e o coach, que acompanha todas as etapas do processo.

É sempre um apoio e uma mais-valia no sentido de ultrapassar dificuldades e atingir determinadas metas. Será que no coaching feito em grupo, existem mais benefícios? Os especialistas não têm uma conclusão definitiva, defendendo que a equipa que considera o coaching como uma opção para si, tem de analisar benefícios e desvantagens.

A verdade é que esta é uma realidade cada vez mais frequente, sobretudo no que diz respeito a empresas. Mas não só: grupos de trabalho que se reúnem pela primeira vez, grupos de pesquisa, equipas desportivas, entre outros, procuram também a prática do coaching em grupo.

As principais vantagens e benefícios

  • Permite um conhecimento mais aprofundado de cada membro do grupo;
  • Aumento do nível de confiança da equipa;
  • Maior interatividade entre membros da equipa;
  • Identificação dos pontos fortes de cada membro da equipa e que tarefa se adequa melhor a cada um;
  • Aumento da interajuda;
  • Troca de experiências intensa.

É importante referir contudo, que alguns destes benefícios podem encontrar barreiras. Quando se aplica o coaching em grupo num conjunto de pessoas que vai oferecer resistência, é necessário, inicialmente quebrar o gelo, e preparar o grupo.

Já implementou coaching em grupo na sua empresa?

 

Artigos sugeridos

Júlia Rocha

Gestora e criadora de conteúdos para marcas, com paixão por grandes histórias. Nunca sai de casa sem papel e caneta, e adora longas viagens.

Este artigo foi útil? Partilha com os teus amigos