Coaching generativo: de que forma pode ajudar a sua empresa

O coaching é uma metodologia que permite alcançar objetivos mais rapidamente. Mas o que é o coaching generativo e de que forma poderá contribuir na sua empresa?

Em alguma altura da vida, todos já ouvimos falar em coaching. Um coach é alguém formado e capacitado que acompanha de forma individual um indivíduo ou uma equipa, instruindo-o sobre determinada área. A metedologia é suportada por sugestões, partilha de experiência e apoio particular.

O coaching generativo ajuda as pessoas a desenvolverem-se criativamente. Como?

O que é o coaching generativo?

Generatividade é um tipo específico de criatividade que, ao invés de reestruturar e incrementar algo já existente, parte da criação e gera algo novo. Desta forma, o coaching generativo apoia na criação de algo que não existia até à data, não se limitando à melhoria daquilo que já foi feito.

Em resposta à pergunta “o que é que pretende criar?”, os recursos necessários para o conseguir são providenciados. O coaching generativo funciona como um alicerce à inovação, partindo da forma tradicional do coaching e indo mais além.

Essencialmente, a mudança generativa propõe-se a tornar um sonho numa realidade.

De que forma pode o coaching generativo ajudar a sua empresa?

Estudos têm apontado grandes melhorias nas atividades que respondem aos problemas das empresas. O coaching generativo, focado nos colaboradores, pode contribuir para a identificação e celeridade das estratégias de comunicação, recursos humanos, liderança e comerciais.

Sendo os coaches líderes e gestores qualificados, a sua experiência pode ser partilhada e aplicada no sucesso das empresas. Os colaboradores podem beneficiar de metodologias e ensinamentos estratégicos para o contexto de trabalho e dinâmica de equipa com performance mais elevada e estratégias de gestão da mudança mais eficientes: maior motivação, inovação e resiliência e níveis mais elevados de satisfação de membros da equipa e clientes.

Nos objetivos propostos pelo coaching generativo contam o desenvolvimento das competências comportamentos do colaborador, dos seus valores, crenças e identidade. Estes são orientados de forma a reformularem e expandirem a sua visão, de forma a aumentarem o seu desempenho no contexto pretendido.

My experience is that inventors come in all sizes, all nationalities, all ages. The only thing I’m sure of is that inventors are always stubborn.

Robert Dilts, co-criador do conceito de Coaching Generativo

 

Artigos sugeridos

Júlia Rocha

Gestora e criadora de conteúdos para marcas, com paixão por grandes histórias. Nunca sai de casa sem papel e caneta, e adora longas viagens.

Este artigo foi útil? Partilha com os teus amigos