Como analisar os currículos de candidatos a emprego?

analisar curriculos

Para recrutadores, saber como analisar os currículos recebidos, é fundamental. Só assim, o processo de recrutamento e seleção se torna mais eficiente.

Um processo de recrutamento e seleção, eficaz e eficiente, cumpre um conjunto de etapas. A publicação e promoção do anúncio da vaga é o primeiro, passando depois pelo processo de identificar os candidatos que realmente apresentam conhecimentos, competências e outros atributos necessários para o cargo.

Fazer uma boa análise de currículos de candidatos tem de contemplar alguns pontos essenciais.

Employer branding: o que é e como implentar

Analisar currículos de candidatos a emprego

1. Perceber qual é a origem do CV

Ou seja, como é que o candidato apresentou a respetiva candidatura? Foi através das redes sociais, através de um portal de empregos ou através da página da empresa? Saber como é que o candidato descobriu o anúncio é interessante para perceber como é que a mensagem está a ser transmitida e os hábitos do próprio interessado.

2. Analisar o percurso profissional do candidato

Um passo fundamental para confirmar a evolução e desenvolvimento do profissional em anteriores experiências. Além do que está descrito no próprio documento, ter conhecimento da experiência profissional prévia é excelente para obter referências ou para melhor compreender as habilidades adquiridas durante a carreira.

3. Analisar a formação académica e profissional

A formação académica do profissional tem relação direta com sua capacitação e conjunto de conhecimentos e competências. É imperativo confirmar a formação do profissional, o curso que fez e há quanto tempo está formado. É importante analisar também se essas informações estão de acordo com as especificações da vaga.

Verifique também o tempo de permanência na empresa anterior, seu desenvolvimento na carreira e a estabilidade em cada cargo ocupado. Ao verificar pontos de interesse na experiência profissional, surgem também pontos de discussão para a entrevista.

4. Analisar as competências

Além da experiência profissional em si, pode existir um conjunto de competências que são especialmente úteis para a vaga em questão. essas competências extra, ou experiências extra, diferenciam o candidato?

5. Analisar o layout e conteúdos do CV

Avaliar esteticamente o currículo também é importante. Um currículo com cores, espaçamento e formatação adequada demonstra o cuidado e a preocupação do candidato. É também prova das suas capacidades de organização. É também importante verificar a ortografia e a gramática.

Comunicação interna: conheça a importância para a sua empresa

Artigos sugeridos

Júlia Rocha

Gestora e criadora de conteúdos para marcas, com paixão por grandes histórias. Nunca sai de casa sem papel e caneta, e adora longas viagens.

Este artigo foi útil? Partilha com os teus amigos