Como contratar candidatos motivados?

reestruturacao-empresa-pergunta-semana-jobinice

Quando falamos de recrutamento é normal focarmo-nos nas competências, experiência e aptidões. No entanto, a motivação é um ponto muito importante. A motivação permite ter uma atitude positiva perante o trabalho, igualmente serve de incentivo para enfrentar e resolver situações complicadas que possam surgir.

Cabe às empresas, no processo de recrutamento, ter isto em conta e saber selecionar e identificar o que motiva aos candidatos. Uma pessoa que é responsável pelos recursos humanos, ao longo da entrevista, deve saber identificar a verdadeira motivação do candidato e ter em conta duas questões:

  • O que mais o atraiu para esta função?
  • O que procura nesta função que não teve nas anteriores?

As pessoas motivadas têm características próprias, no entanto existem algumas respostas que permitem descobrir o que, realmente, motiva os candidatos.

Querem desenvolver as suas competências

São pessoas que procuram crescimento. Têm experiência e sede de desenvolver as suas competências, numa empresa que as ajude a progredir na carreira.

Procuram trabalhar em equipa

Muitas pessoas ficam motivadas quando uma empresa oferece boas condições para trabalhar em equipa. Ou seja, valorizam o bom ambiente no trabalho e, por vezes, já têm amigos ou colegas conhecidos que trabalham no mesmo lugar a que se candidatam.

São competentes e têm um brilho especial

Existem candidatos que sabem, exatamente, o que querem e todo o seu percurso profissional revela muito empenho e dedicação. Normalmente, são pessoas que fazem um excelente marketing pessoal e, por isso, destacam-se pela forte motivação e pela paixão ao trabalho.

Ambicionam cargos de liderança

Procuram assumir diferentes responsabilidades, aliás sabem exatamente o que é pretendido para a função e mostram soluções. Têm as competências certas para liderar e gerir diferentes tarefas e pessoas.

Mostram criatividade

Existem pessoas que gostam de desenvolver ideias, contribuem com a sua criatividade e valorizam ambientes de mudança e variedade. Mostram vontade de criar coisas novas e desejam mudar a empresa para melhor.

Têm uma mente analítica

Estas pessoas gostam de analisar e trabalham para alcançar resultados. Procuram desafios e são muito intelectuais. Usam a sua inteligência e capacidade analítica para resolver situações. São pessoas que não tem receio de trabalhar e enfrentar problemas complicados.

Ao avaliar candidatos a emprego é preciso entender que existem pessoas que são competentes nas suas funções, mas isso não significa que estejam motivadas. Para ter um recrutamento bem sucedido é essencial entender a verdadeira motivação de cada candidato.

 

Artigos sugeridos

Laura Dávila

Responsável pela gestão de conteúdos de marcas e blogs. Sempre teve uma grande paixão pela escrita. Gosta de viajar, estar com os amigos e adora cozinhar.

Este artigo foi útil? Partilha com os teus amigos