Como criar uma Carta de Apresentação

jobinice-carta-apresentacao

A carta de apresentação serve de complemento ao Currículum Vitae e é o primeiro contacto estabelecido com uma empresa. Por isso, é um passo muito importante para conseguires captar a atenção do empregador e destacar-te entre inúmeros candidatos a emprego.

Como redigir uma carta de apresentação que provoque impacto? 

1. Personalização

Tenta personalizar cada carta de apresentação. A primeira coisa a fazer é pesquisar sobre o cargo e as suas funções e adaptar a abordagem aos padrões da empresa. Saberes transmitir conhecimentos pela empresa ou setor é um ponto a teu favor porque mostra dedicação e interesse.

2. Dirige-te à pessoa certa

Antes de enviares a carta de apresentação, pesquisa sobre os funcionários da empresa em que queiras trabalhar. Tenta averiguar qual é o elemento da equipa mais indicado para receber a tua candidatura e quando escreveres a carta dirige-te a essa pessoa.

3. O primeiro impacto

De certeza que já ouviste falar que a primeira impressão é muito importante e numa carta de apresentação o primeiro impacto é, de igual maneira, crucial. Dedica-te a escrever o primeiro parágrafo, é essencial que, em poucos segundos, os empregadores identifiquem o teu valor. Mostra criatividade e objetividade.

4. Sê breve

Mesmo que tenhas muito para compartilhar, guarda essas experiências para contares numa entrevista. As cartas de apresentação devem ser simples, curtas e diretas. Lembra-te que os empregadores recebem muitos currículos para analisar e procuram, em pouco tempo,  identificar as pessoas indicadas para um cargo.

5. Autenticidade

O ideal é seres transparente e transmitires confiança. Valoriza as tuas competências e talentos. Deixa claro como podes ser útil para a empresa e como as tuas competências são essenciais para o cargo.

6. Erros Ortográficos

Provavelmente, todas as pessoas ficariam surpreendidas com a quantidade de cartas de apresentação que são redigidas com erros, é preciso ter cuidado. Lê com atenção, se possível mais que uma vez, pede aos teus amigos e familiares para fazerem uma revisão, porque podem identificar erros em que nem reparaste.

Para terminar, não te esqueças de colocar os teus contactos pessoais e redes sociais, como o Linkedin. Termina de forma confiante, informando que estás disponível para realizar uma entrevista.

Artigo sugerido

Júlia Rocha

Gestora e criadora de conteúdos para marcas, com paixão por grandes histórias. Nunca sai de casa sem papel e caneta, e adora longas viagens.

Este artigo foi útil? Partilha com os teus amigos