Como te podes destacar numa entrevista de emprego

como te destacares numa entrevista de emprego

O que precisas de saber para te destacares numa entrevista de emprego? As primeiras impressões podem ser muito importantes, e num mercado laboral bastante competitivo, especialmente fundamentais. Fica com as nossas dicas. 

Muitas vezes, tens a experiência e competências solicitadas numa oferta de emprego, mas isso acaba por não ser suficiente para seres selecionado para a vaga. Porquê? A reposta pode estar no modo como correu a entrevista de emprego. 

Num contexto de entrevista, é importante criar empatia e confiança com o recrutador. Para conseguir superar a concorrência, alguma preparação prévia pode fazer a diferença. Fica com as nossas dicas e sabe como te poes destacar numa entrevista de emprego.

O que nunca dizer numa entrevista de emprego: 5 tópicos a evitar

Como te podes destacar numa entrevista de emprego em 7 dicas

1. Estuda o anúncio de emprego

É fundamental saber tudo o que é pedido num dado anúncio de emprego. Qual é a experiência, quais são as comeptências exigidas, de que forma o teu percurso académico e/ou profissional se adequa ao que é pedido. Desta forma estarás disponível e preparado para responder a todas e quaisquer perguntas.

2. Estudar a empresa/organização/entidade

É importante fazer o trabalho de casa e conhecer bem, tanto o mercado/área de negócio em que a empresa atua, assim como a própria organização. Este tipo de conhecimento é especialmente valorizado. Percebe qual é a missão da empresa, o que ela faz e como. Memoriza alguns factos e sabe aplicá-los.

3. Prepara as respostas para perguntas gerais

Em todas as entrevistas, há um conjunto de perguntas bastante comuns, que vão da identificação de pontos fortes e fracos, à explicação de hipotéticas pausas, experiência profissional prévia, porque estás interessado naquela vaga etc. Vai bem preparado para responder a este tipo de questão. Deste modo aproveitas para te destacares pela rapidez e prontidão nas respostas.

4. Prepara-te para falar da tua experiência e das tuas competências

Os recrutadores fazem geralmente perguntas difíceis sobre as competências dos candidatos. Isto para perceber como é que reagem sob pressão, e se possuem o perfil desejado. Quando fores questionado, não apresentes problemas, mas antes soluções.

Fala sobre situações em que soubeste aplicar as tuas competências para resolver alguma coisa e os resultados obtidos. Apresenta números para quantificar a tua experiência e contributo em experiências anteriores.

5. Pratica antes da entrevista

Esta dica é muito útil sobretudo antes de uma entrevista importante, ou numa fase já avançada do processo de recrutamento.

6. Sê pontual e apresenta uma imagem cuidada

Antes de ir para a entrevista, confirma a localização e calcula o tempo que vais demorar a chegar. Chegar a tempo, significa chegar 10 minutos antes da que irá demorar a chegar. Evita chegar atrasado, porque isso só irá prejudicar a tua imagem.

Lembra-te tmabém que as primeiras impressões são importantes. Tenta perceber que tipo de ambiente a empresa parece ter e faz por te apresentar em concordância. Sem exageros e com algum bom senso, claro. Evitar perfumes fortes, roupas extravagantes e com muitas cores, é sempre uma opção segura.

7. Segue o processo de candidatura

Agradece no final da entrevista, a oportunidade. Acompanhar o processo de candidatura, é algo que parte de uma escolha pessoal, mas é altamente aconselhado. Entre 24 a 48 horas depois, caso ainda não exista feedback, faz follow-up via e-mail. Esta atitude mostra o teu interesse na vaga e permite que recebas algum feedback acerca do teu desempenho.

Pronto para a tua próxima entrevista? Aproveita para consultar o nossos serviços de recursos humanos. Podemos ajudar-te na preparação da tua candidatura!

Artigos sugeridos

Júlia Rocha

Gestora e criadora de conteúdos para marcas, com paixão por grandes histórias. Nunca sai de casa sem papel e caneta, e adora longas viagens.

Este artigo foi útil? Partilha com os teus amigos