Como encontrar o primeiro emprego

jobinice-primeiro-emprego

Encontrar o primeiro emprego é sempre um desafio, as empresas são cada vez mais exigentes e a concorrência é alta.

Para quem nunca trabalhou, é normal sentir receio. Surgem inúmeras questões sobre como procurar emprego e quais são as características de personalidade que devem salientar.

Evidentemente, existem muitos candidatos para a mesma função. As empresas, por vezes, só pretendem contratar pessoas com experiência e as ofertas de emprego são demasiado específicas e solicitam muito conhecimento para quem nunca trabalhou.

Mas apesar de tudo, lembre-se que até as pessoas com experiência, um dia, estiveram à procura do seu primeiro emprego. Todos temos que começar por algum lado, por isso, não desanime!

Veja qui algumas táticas e ideias que poderão ajudar a encontrar o seu primeiro emprego.

Análise as ofertas de emprego

Seja a fazer pesquisas em sites de emprego ou a consultar empresas, entenda exatamente o que é pretendido em cada oferta de emprego. Desta forma, irá perceber que tipo de perfil as empresas estão à procura e identificar as competências que possui para o cargo.

Valorize as suas Soft Skills

As soft skills são extremamente valorizadas pelas empresas. Apesar de não ter experiência profissional, reflita nas suas qualidades. A organização, a facilidade em comunicar, a capacidade de aprendizagem e a pró-atividade são algumas das soft skills que pode evidenciar.

Voluntariado

O voluntariado é uma experiência muito apreciada pelas empresas. Se nunca foi voluntário, pode contactar instituições de caridade e oferecer os seus serviços, como alternativa para enriquecer o seu currículo. Se tiver conhecimentos ou uma formação técnica mais específica, pode procurar uma ONG para trabalhar numa área do seu interesse e, com isso, ganhar experiência.

Trabalhos da Faculdade

Para quem terminou a licenciatura, faça uma lista de todos os trabalhos que realizou enquanto esteve a estudar. Verá que isso também conta como experiência e mostra as suas competências. E caso seja possível e aplicável, crie um portefólio.

Realce a sua experiência pessoal

Os seus passatempos e interesses podem contar como experiências vantajosas para encontrar emprego. Ser escuteiro, liderar um grupo de escrita, ou fazer parte de uma equipa de futebol revelam competências como: trabalho em equipa, liderança, resiliência, entre outras.

Mantenha um espírito positivo e verá que em breve encontrará o seu primeiro emprego.

Artigo sugerido:

5 pontos a ter em atenção no seu curriculum em 2018

Veja aqui as Ofertas de Emprego no Jobinice

Laura Dávila

Responsável pela gestão de conteúdos de marcas e blogs. Sempre teve uma grande paixão pela escrita. Gosta de viajar, estar com os amigos e adora cozinhar.

Comentários