Como identificar um Mau Candidato a Emprego

jobinice-identificar-mau-candidato-emprego

O comportamento de um candidato numa entrevista é muito importante. Cabe aos recrutadores saberem avaliar e analisar se o candidato, para além da experiência e competência, tem o perfil e a atitude correta para a empresa e a vaga. Contratar um mau candidato pode ser bastante prejudicial e custar tempo e dinheiro à empresa.

4 Sinais para identificar um mau candidato

1. Atrasos

Chegar atrasado reflete falta de interesse e cuidado. É uma péssima primeira impressão e pode prejudicar os tempos estipulados para o recrutamento. Se existir algum imprevisto e o candidato nem telefonar ou avisar com antecedência, é um sinal que o candidato pode estar a ser irresponsável.

2. Saber pouco ou nada da empresa

Se perguntar ao candidato: qual é o motivo porque quer trabalhar aqui? E a resposta for confusa, pouco clara ou então demonstre que não conhece nada sobre a empresa ou a função. Provavelmente, este candidato não deve ser contratado.

3. Ser Arrogante

A arrogância pode prejudicar o trabalho em equipa, bem como, ninguém gosta de conviver com uma pessoa que está, constantemente, a falar sobre si. É preciso identificar quando os candidatos estão a falar somente das suas conquistas pessoais e não aceitam alguma crítica ou sugestão.

4. Falar mal de um emprego

Numa carreira profissional podem existir altos e baixos, pois nem sempre tudo corre bem. No entanto, se o candidato está na entrevista, constantemente, a falar mal do seu trabalho e das funções ou então mostra que existem muitas coisas que não gosta do cargo, isto indica que no futuro possa recusar determinadas tarefas.

 

Artigos Sugeridos

Laura Dávila

Responsável pela gestão de conteúdos de marcas e blogs. Sempre teve uma grande paixão pela escrita. Gosta de viajar, estar com os amigos e adora cozinhar.

Este artigo foi útil? Partilha com os teus amigos