Como pode uma empresa motivar os colaboradores?

como motivar os trabalhadores de uma empresa

O sucesso de uma empresa depende do trabalho e dedicação dos seus colaboradores. Assim sendo, é essencial que promova a sua motivação para que a produtividade aumente. Como pode uma empresa motivar os colaboradores?

Ao contrário do que se pensa existem várias maneiras de motivar os colaboradores da sua empresa que não são dispendiosas, sendo que algumas nem sequer necessitam de qualquer tipo de financiamento.

8 formas de motivar os colaboradores da sua empresa

1. Comemore aniversários

Ao mostrar-se interessado nos aniversários, casamentos e outras ocasiões especiais na vida dos membros da sua equipa, demonstra que se interessa e preocupa. Pode fazer algo tão simples como comprar um bolo ou dar uma pequena prenda. Para além disso, pode festejar o aniversário da empresa ou dias como o Dia do Pai e da Mãe.

2. Dê feedback

Pode pensar que não, mas ao dar a sua opinião sobre uma tarefa, mostra que está atento e empenhado. Por vezes os colaboradores podem sentir-se frustrados ou desanimados se não virem os seus esforços reconhecidos ou se não receberem qualquer tipo de resposta. Logo, o Feedback é essencial para que se desenvolvam e saibam que rumo é que devem seguir. Verá que ficam mais motivados para trabalhar e apresentar as suas ideias.

3. Elogie

Aproveite para elogiar mais vezes. Todas as pessoas gostam de receber elogios ou de verem outros a apreciar o seu trabalho. Não precisa de o fazer constantemente, mas é algo que não custa nada e que aumenta a autoconfiança de qualquer trabalhador.

4. Invista no desenvolvimento

Outra forma de mostrar que vê valor nos seus colaboradores é ao incentivar cursos para que estes se desenvolvam a nível pessoal e profissional. Muitas empresas valorizam a constante formação profissional, pelo que apostam na criação de cursos específicos para os seus trabalhadores. Logo, promova cursos relacionados com a gestão de tempo, por exemplo, o coaching ou o marketing pessoal e verá que a sua motivação e desempenho aumentará exponencialmente.

5. Café e fruta grátis

Se leu o nosso artigo sobre millennials sabe que eles gostam desse tipo de ofertas. Ao oferecer café, água e fruta no espaço de trabalho permite que os trabalhadores se sintam mais relaxados. Para além disto, podem não se sentir tão propensos a várias pausas ou a chegar atrasados. É um pequeno custo que promove o à vontade e até a criatividade.

6. Celebre as pequenas conquistas

Acontecimentos como a primeira compra, o cumprimento de um objetivo, entregas dentro do prazo, angariação de um novo cliente, devem ser celebrados. As conquistas são momentos de alegria. Alguns colaboradores podem ficar desapontados, quando estas não são comemoradas, pois pensam que o chefe pode não se interessar por elas. Pode fomentar o otimismo com, por exemplo, almoços de equipa, a compra de um bolo ou um momento de pausa para dançar. O que interessa é não deixar passar o momento.

7. Permita a participação nas decisões

Inclua os seus funcionários nas decisões da empresa e verá que eles se vão sentir mais valorizados. Faça reuniões com a equipa toda e peça a sua opinião, desta forma mostra que confia nela e que a sua opinião é importante. Até pode não não concordar com algumas das sugestões, mas é um benefício para si se se mostrar disponível a novas ideias.

8. Crie um ambiente confortável

A maior parte dos trabalhadores passa mais tempo no trabalho do que em casa, pelo que é fundamental que trabalhem num local onde se sintam seguros e confortáveis. Assim sendo, pode criar algumas regras ou código de conduta para evitar mal entendidos ou qualquer tipo de desarmonia.

 

Artigos sugeridos

Júlia Rocha

Gestora e criadora de conteúdos para marcas, com paixão por grandes histórias. Nunca sai de casa sem papel e caneta, e adora longas viagens.

Este artigo foi útil? Partilha com os teus amigos