Como procurar emprego no LinkedIn

procurar emprego no linkedin

O LinkedIn é a rede social profissional por excelência. Mas não chega fazer um perfil, para explorar todas as potencialidades desta ferramenta. Sabe como procurar emprego no LinkedIn!

É provável que tenhas um perfil no LinkedIn e é também possível que já tenhas aproveitado esta rede social para pesquisar ofertas de emprego. De facto, o LinkedIn pode ser muito útil neste sentido, mas também é preciso saber como o usar para procurar emprego.

Ainda assim, a primeira dica que te damos é que é realmente necessário manter o perfil do LinkedIn atualizado. Um perfil negligenciado pode ser prejudicial na procura de emprego. Lembra-te que o teu perfil funciona como cartão de visita e que futuros empregadores vão querer explorá-lo.

4 Dicas para encontrar emprego nas redes sociais

Procurar emprego no LinkedIn de forma eficaz

Além de manter um perfil atualizado, e de responder ativamente a posts com variados tipos de conteúdo, procurar emprego no Linkedin implica uma participação ativa em algumas funcionalidades da ferramenta.

O primeiro passo será usar o separador Vagas ou Jobs. Aqui, o próprio motor de pesquisa do LinkedIn já reúne um conjunto de ofertas que vão de encontro às informações disponibilizadas no perfil.

É possível ver há quanto tempo esse anúncio já existe, o nome da função e o da empresa que recruta, assim como as conexões do LinkedIn que lá trabalham ou trabalharam, ou pessoas com percurso académico semelhante.

O motor de busca de vagas no LinkedIn permite procurar por cargo e por localização. Também apresenta sugestões de palavras-chave que podem ser úteis para determinada área de trabalho. Mais uma razão que justifica a importância de manter um perfil sempre o mais atualizado possível.

Nesta secção é também possível atualizar interesses de carreira, para deixar claro aos recrutadores as posições de maior interesse. O uso de palavras-chave é um meio para atingir este fim. Já aqui abordámos a importância deste conceito e como pode ajudar a que o teu perfil seja encontrado por recrutadores.

5 dicas para escrever um bom resumo no LinkedIn

Procurar emprego no LinkedIn: aviso aos recrutadores

O LinkedIn oferece uma funcionalidade que avisa recrutadores e empresas que alguém está disponível para ser contactado e ativamente à procura de emprego.

Basta aceder às configurações, e de seguida segui para a parte de preferências de procura por emprego. Aqui é possível alterar as informações que o LinkedIn guarda quando te candidatas a uma vaga, e dar a conhecer a recrutadores e a recrutadores das empresas preferidas, que estás disponível e interessado em ser contactado.

Acaba por ser tudo o uma questão de aumentar as probabilidades de o nosso perfil ser visitado, indo de encontro ao que uma dada empresa procura. Aproveita, ao máximo, todas as ferramentas que estiverem ao dispor, investe em conhecimento e suporte de qualidade quando for possível.

Artigos sugeridos

Júlia Rocha

Gestora e criadora de conteúdos para marcas, com paixão por grandes histórias. Nunca sai de casa sem papel e caneta, e adora longas viagens.

Este artigo foi útil? Partilha com os teus amigos