Competências comportamentais mais valorizadas pelas empresas

competencias comportamentais

A existência do colaborador perfeito é quase um mito. Ainda assim, cada empresa tem um modelo de funcionário ideal, de acordo com determinadas competências comportamentais altamente valorizadas.

As competências comportamentais, ou soft skills, são aquelas que dizem respeito às atitudes e hábitos dos profissionais. Estes hábitos e comportamentos que são observados tanto dentro, como fora do escritório.

São estas competências, que podem fazer a diferença, entre dois colaboradores, ou candidatos a uma vaga de emprego, com as mesmas competências técnicas. Para desenvolver competências comportamentais é muito importante trabalhar o autoconhecimento, dominar as suas capacidades e reconhecer oportunidades de melhoria.

As competências comportamentais que as as empresas mais valorizam, são essenciais para o colaborador alcançar o sucesso.

6 atitudes para uma carreira de sucesso

As 4 competências comportamentais mais valorizadas pelas empresas

1. Liderança

A capacidade de liderar pessoas e equipas da melhor maneira, significa extrair o melhor de cada talento, para o alcance de grandes resultados. É importante fazer com que as pessoas consigam trabalhar em sinergia, sendo algo que muitos CEOs procuram afincadamente.

Vale a pena recordar que para ser líder não é obrigatório estar num cargo de gestão, porque comportamentos de liderança pode ser aplicada independentemente de cargo ou função.

2. Auto-motivação

A automotivação é a capacidade de se manter motivado mesmo diante de adversidades e desafios. Porque é que as empresas pedem este tipo de competência? Porque sabem que estas pessoas têm a capacidade de saber como tirar proveito de uma situação mais desafiante ou potencialmente complicada.
Conseguem transformar um cenário negativo, em algo bastante positivo. Ao lado da auto-motivação, podemos colocar a capacidade de adaptação a diferentes ambientes e situações.

3. Vontade de aprender

Profissionais que fogem da estagnação estão sempre à procura de oportunidades de desenvolvimento. Esta é uma competência altamente valorizada. Procura formação contínua, novos conhecimentos, oportunidades de melhoria, mantém-te atualizado relativamente a novas técnicas e estratégias. Isso demonstra ambição por evolução.

5 Razões para investires em formação profissional

4. Boa gestão de conflitos e capacidade de negociação

Fazer gestão efetiva de situações de conflito, procurar soluções para um entendimento pacífico e visando manter o bom clima organizacional. Este é o verdadeiro significado de saber negociar. Essa capacidade também se estende ao público externo: parceiros, fornecedores e clientes, por exemplo.

Um profissional que tem essa característica consegue tanto fechar novos trabalhos com clientes, negociar prazos e valores, gerir uma equipa, e beneficiar tanto a empresa quanto para quem a contrata.

Artigos sugeridos

Júlia Rocha

Gestora e criadora de conteúdos para marcas, com paixão por grandes histórias. Nunca sai de casa sem papel e caneta, e adora longas viagens.

Este artigo foi útil? Partilha com os teus amigos