Comunicação interna: conheça a importância para a sua empresa

comunicacao interna

Com um papel estratégico para o negócio de qualquer empresa, a comunicação interna é responsável por alinhar valores e objetivos entre a própria organização e os funcionários. Saiba mais.

Uma comunicação interna organizada e eficaz, contribui para o clima organizacional e mantém a equipa de trabalho informada, motivada e interessada nas atividades da empresa e no trabalho em si.

Para a comunicação interna ser eficaz, e para alcançar bons resultados, é importante existir planeamento e execução de forma organizada e eficaz. É aqui que entra o papel fundamental do departamento de recursos humanos. Quais são as vantagens da comunicação interna para a equipa?

50 formas de remunerar os colaboradores sem lhes dar dinheiro

As 4 principais vantagens da comunicação interna

1. Agilização dos processos

Quando os colaboradores estão bem integrados numa equipa, e conhecem os procedimentos de trabalho a fundo, os processos de trabalho fluem com uma energia bem mais positiva e de forma mais eficiente. Isso é muito importante para a produtividade da equipa.

2. Alinhamento da estrutura das equipas de trabalho

Para ter um bom desempenho, a empresa precisa contar com uma equipe de trabalho alinhada com os valores, a missão e a estratégia do negócio, para fortalecer a cultura organizacional. Investir em comunicação interna é um fator essencial para que essas informações cheguem corretamente a todos.

3. Melhoria do ambiente de trabalho

Uma comunicação clara e objetiva contribui para melhorar o ambiente de trabalho. A transparência nas atividades, evita hipotéticos conflitos entre equipas e colaboradores. Um bom ambiente de trabalho contribui para a melhoria do clima organizacional e para a motivação de todos.

4. Inclusão dos funcionários

Receber, incluir e envolver funcionários e colaboradores numa equipa é um grande desafio para os profissionais de recursos humanos. A comunicação interna é essencial nesse sentido. É necessário adaptar a informação a quem acaba de se juntar à equipa de trabalho e a quem já faz parte há algum tempo. Quando os funcionários se sentem incluídos estão mais satisfeitos e são mais produtivos.

Guia para entrevista de emprego

Problemas de uma comunicação interna ineficaz

O que acontece quando uma organização não dá a devida importância à comunicação interna?

  • Existem ruídos na comunicação, boatos e mal-entendidos;
  • Dá-se uma perda de credibilidade da organização e respetivos líderes;
  • Dá-se uma quebra de produtividade;
  • Os funcionários estão insatisfeitos.

Entender a comunicação interna como algo estratégico para a empresa, no sentido de envolver os colaboradores no dia-a-dia organizacional, e de prevenir problemas ligados à má comunicação.

É importante ter noção do timing e controlo no fluxo da informação, assim como ter bem definidos os canais de comunicação. Uma equipa especializada em comunicação é sempre uma mais-valia.

Artigos sugeridos

Júlia Rocha

Gestora e criadora de conteúdos para marcas, com paixão por grandes histórias. Nunca sai de casa sem papel e caneta, e adora longas viagens.

Este artigo foi útil? Partilha com os teus amigos