Concurso procura os próximos cientistas portugueses

FCT NOVA Challenge

Estão abertas as inscrições para a 5ª edição do FCT NOVA Challenge, o concurso que desafia alunos portugueses a criar projetos científicos. O prémio? Uma viagem à Nasa!

A Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa anunciou que começaram as inscrições do FCT NOVA Challenge 2020, um concurso que desafia os estudantes portugueses a solucionar problemas científicos. O objetivo é promover o conhecimento científico entre os jovens e a consequente criação de novos talentos na Ciência, Tecnologia e Engenharia.

FCT NOVA Challenge leva estudantes à NASA

Na competição podem participar alunos do 12º ano dos cursos Científico-Humanístico de Ciências e Tecnologias, e Científico-Humanístico de Ciências Socioeconómicas. Pela primeira vez, as inscrições estão também abertas a alunos de escolas profissionais.

O grupo vencedor terá a oportunidade de viajar até aos Estados Unidos da América para visitar o Centro da NASA em Washington DC, sem qualquer custo de despesas de deslocação e alojamento.

Os participantes terão ainda a oportunidade de serem reconhecidos como a melhor apresentação na cerimónia de entrega de prémios, e com isto terem direito a um curso de empreendorismo da FCT NOVA. Em jogo está a participação numa escola de verão da FCT NOVA, orientada para alunos do Ensino Secundário.

Abertas candidaturas de estágio para a Comissão Europeia

Como funciona o concurso?

A competição é feita entre equipas de três a cinco estudantes, orientados no máximo por dois professores, que deverão conceder ou construir um projeto que se traduza numa resolução prática de um problema concreto de ciência ou engenharia, que pode passar por uma metodologia inovadora.

A mostra pública dos trabalhos selecionados é dia 5 de junho, depois segue-se a atribuição do prémio ao vencedor com a viagem ao Centro da NASA em Washington DC, nos EUA.

A inscrição das equipas deve ser feita online até 20 de Março. O período de submissão dos trabalhos arranca no dia seguinte e estende-se até 27 de Abril. Os vencedores são conhecidos em maio. Mais informações estão disponíveis no site oficial do concurso.

O FCT NOVA Challenge conta com o apoio da Direção-Geral da Educação e da Embaixada dos Estados Unidos da América. Em quatro anos foram 16 os estudantes que tiveram a oportunidade de conhecer o Centro da NASA.

Outras notícias

Sara Gonçalves

Comunicadora por natureza, tem três grandes paixões: as pessoas, a escrita e a música. Motivada pela ânsia de aprender sempre mais, é uma pessoa de desafios e acredita muito no lado bom da vida.

Este artigo foi útil? Partilha com os teus amigos