Crescimento profissional: 5 pessoas que deves manter por perto

crescimento profissional

Não atingimos o sucesso, sozinhos. Este é um facto da vida profissional. Sabe quais são os tipos de pessoa que te ajudam e que, por isso, deves manter por perto.

Ninguém atinge uma posição bem-sucedida e confortável, de forma individualista e solitária. Nem que seja pelo simples facto de ter amigos e família em quem confiar os problemas do dia-a-dia. Tens objetivos de crescimento profissional para este ano? Descobre quem deves ter por perto.

Crescimento e sucesso profissional

Existem diferentes tipos de pessoa que nos podem ajudar a crescer profissionalmente. Pessoas com características diferentes, que muitas vezes parecem surgir no momento certo, com as melhores palavras de motivação.

1. Pessoas que te desafiam

Pressão saudável é sempre bem-vinda e sempre benéfica. Ao contrário da pressão tóxica. As pessoas que te desafiam, motivam-te. Para seres melhor profissional, melhor colega, para nunca ficares estagnado nem acomodado, nas tuas funções.

São, provavelmente, as pessoas mais poderosas na tua rede de contactos, e as que colocam as questões mais difíceis. Mesmo que pareça que te estão constantemente a pressionar e a perguntar coisas às quais a resposta não é rápida nem completa, são a tua motivação para melhorar.

2. Pessoas que amam a vida

Por mais clichê que esta expressão possa parecer, a vida não é só trabalhar. Não é suposto viver para trabalhar, mas sim trabalhar para viver. Assim, este tipo de pessoas são as que te lembram constantemente deste facto. Normalmente trata-se de alguém que já passou por uma experiência traumática ou negativa, que lhes deu uma nova perspetiva sobre as coisas. É com quem deves falar, para te lembrares do que vale realmente a pena.

3. Pessoas que realmente ouvem

Há pessoas que ouvem, e depois há pessoas que realmente ouvem. Escutam e são uma ajuda preciosa, no sentido de olhar para um problema de outra forma. Para enfrentar e ultrapassar um obstáculo profissional, por vezes, tudo o que é preciso para encontrar uma solução, é uma segunda opinião.

Noutras circunstâncias, o ato de verbalizar um problema, obstáculo ou insegurança, é o suficiente para completar uma tarefa, e melhorar a autoconfiança profissional. Normalmente, estes colegas fazem perguntas, querem ajudar-te a ir ao cerne da questão, e, sobretudo, não fazem juízos de valor.

4. Pessoas que praticam o bem

Falamos de boas pessoas, pessoas cuja companhia é sempre bem-vinda. Aqueles elementos-chave de uma equipa que não só contribuem para o bom ambiente no escritório, como também motivam os outros a serem melhores. Gostam de envolver os colegas em momentos de team building, promovem boas práticas dentro e fora das horas de trabalho.

Neste grupo, podemos incluir os chefes que tanto são líderes com jogadores de equipa, os colegas que têm sempre um ombro amigo à espera… Quando tiveres a oportunidade de trabalhar com alguém assim, vais evoluir como ser humano também. Deixa-te inspirar.

5. Pessoas que confiam em ti

Aquele grupo a quem inspiras confiança, que te desafiam, ouvem e apoiam. Muito provavelmente são os colegas mais próximos, da mesma equipa ou departamento. Possivelmente aqueles relativamente a quem tiveste um papel de mentor. São autênticos jogadores de equipa e acreditam em seguir a visão que foi definida para o projeto em mãos.

No fundo, um processo de crescimento profissional de sucesso é tudo menos individual e solitário. Que outras reflexões tens sobre o assunto?

 

Artigos sugeridos

Júlia Rocha

Gestora e criadora de conteúdos para marcas, com paixão por grandes histórias. Nunca sai de casa sem papel e caneta, e adora longas viagens.