David Attenborough

david attenborough

É uma figura emblemática da televisão britânica e das manhãs de domingo da televisão portuguesa. Portador da eterna voz do programa da BBC “Planeta Terra”, David Attenborough é hoje um dos naturalistas mais influentes do mundo.

David Attenborough, naturalista e apresentador de televisão, nasceu a 8 de maio de 1926, na Inglaterra, e é irmão do realizador de cinema Richard Attenborough.

Attenborough estudou Ciências Naturais em Cambridge e serviu durante dois a Marinha Real, em Gales do Norte. Depois de abandonar a Marinha, o naturalista foi contratado por uma editora, onde escreveu livros escolares sobre ciência. Contudo, rapidamente se apercebeu de que a escrita não era a sua área e logo partiu à busca de outras oportunidades de vida.

Foi, então, no início da década de 50, quando a televisão ainda era em preto e branco, que David Attenborough começou a trabalhar na BBC de Londres.

Guia Jobinice: Histórias de Sucesso

David Attenborough: um vida dedicada à natureza

A associação de Attenborough a programas de História Natural teve início com a série “The Pattern of Animals”, produzida e apresentada pelo mesmo. Mas foi o lançamento da série documental “Zoo Quest”, acerca do mundo animal, que trouxe o apresentador para a ribalta.

Attenborough foi o primeiro a retratar o animal tal como é, no seu habitat natural. Até então, as produções sobre animais limitavam-se à sua amostra no zoológico. O apresentador visitou os locais mais selvagens do planeta, investigou quase todos os aspetos da vida na Terra e transformou-os em múltiplos documentários de divulgação científica.

Em 1965, foi nomeado diretor na BBC2, tendo sido o responsável pela introdução da televisão a cores na Grã-Bretanha. Em 1969, o apresentador passou a diretor de programas, com responsabilidades editoriais nos dois canais da BBC.

No ano de 1973, decidiu demitir-se, para poder voltar a produzir e realizar documentários. “Vida na Terra” foi a sua série mais vista em todo o mundo, incluindo Portugal. À época foi considerada a série mais ambiciosa do género na história da televisão britânica.

Posteriormente, continuou a produzir e apresentar séries como “A Vida dos Pássaros”, “O Estado do Planeta” e “A Vida dos Mamíferos”. O seu mais recente programa, “Planeta Terra II”, foi o documentário sobre a natureza com a maior audiência de todos os tempos.

Entre as inúmeras distinções e prémios que conquistou ao longo da sua carreira, deve destacar-se a ordenação como Cavaleiro do Reino em 1985.

Adepto de causas ambientais

Desde de 1980, David começou a dedicar-se, cada vez mais, à sustentação de causas ambientais. Em 2005, ingressou no projeto Birdlife International e deu também apoio público a uma campanha da World Wide Fund for Nature (WWF).

Attenborough afirmou por diversas vezes que considera a superpopulação humana a origem de muitos dos problemas ambientais existentes.

Hoje, com 93 anos de idade, Attenborough continua a participar em documentários sobre a vida selvagem. A sua carreira representa, sem dúvida, a voz e a figura dos programas sobre história natural das últimas décadas.

Artigos sugeridos

Sara Gonçalves

Comunicadora por natureza, tem três grandes paixões: as pessoas, a escrita e a música. Motivada pela ânsia de aprender sempre mais, é uma pessoa de desafios e acredita muito no lado bom da vida.

Este artigo foi útil? Partilha com os teus amigos