Desemprego: como manter a tranquilidade

desemprego

Estar numa situação de desemprego é muito difícil. Torna-se um desafio, lidar com expetativas, desilusões e diferentes emoções. Sabe como manter a tranquilidade e uma atitude positiva, durante esta fase.

Medo, pressão, desilusão, são alguns dos sentimentos e emoções que marcam um período de desemprego. Nestas fases, manter uma atitude positiva perante o mercado de trabalho é um verdadeiro desafio. E é mesmo impossível não deixar que o lado pessoal e familiar também não fiquem afetados.

No entanto, mais do que nunca, o foco deve estar em fazer os possíveis para melhorar a situação, para colmatar as nossas necessidades de realização pessoal e profissional. Deixamos-te algumas dicas para manter a tranquilidade perante uma situação de desemprego. Encarar a dura realidade do momento, com uma atitude tranquila e positiva é importante, mas difícil.

5 dicas para manter a tranquilidade em caso de desemprego

1. Manter um dia estruturado e organizado

Estabelecer uma rotina diária, funciona como ferramenta contra o ócio e outras consequências negativas que daí advêm. Também existe fadiga mental como resultado de pressão social e comportamentos depressivos. Manter um dia-a-dia estruturado, ocupado q.b., com atividades que ajudem a criar um sentimento positivo de dia bem passado, mantém os níveis de produtividade em alta.

Estabelece um horário: em que momentos vais estar a preparar candidaturas e a procurar ofertas de emprego, em que parte do dia te vais dedicar a tarefas domésticas, por exemplo, e a momentos recreativos, também.

Tens uma entrevista de emprego importante? Contacta os nossos especialistas!Powered by Rock Convert

2. Manter uma postura profissional

Ou seja, não permitas que este momento menos positivo afete a tua inteligência emocional, nem a confiança no “eu” profissional. Esforça-te por te manteres atento ao mercado de trabalho, mantém-te pronto para entrevistas.

3. Trabalha na tua auto-estima

É com este propósito que as duas dicas anteriores funcionam. Cair numa espiral de pensamentos e atitudes negativas é muito fácil. Numa situação de desemprego, prestar atenção e cuidar mais da nossa saúde mental, é essencial.

Cuidado com o tipo de diálogo interno que praticas, tenta manter um espírito positivo e encarar este momento como uma oportunidade para encontrar algo melhor. Aquela ideia chavão de que o melhor ainda está para vir, adequa-se completamente a este tipo de situação.

4. Mantém atividade física regular

Isto não significa que tens de passar o dia num ginásio. Uma simples caminhada é o suficiente, para não passar os dias em frente à televisão e computador, sem motivação para melhorar a situação em que te encontras.

5. Aproveita o tempo livre para te dedicares a hobbies

Podes até descobrir que a próxima oportunidade profissional está num deles. Podes conhecer pessoas novas, manter uma atitude positiva e a mente ocupada com atividades mais interessantes, do que estar permanentemente preocupado com a falta de emprego. Passar tempo a fazer algo de que gostamos, funciona como um boost de confiança, sempre necessário num período como este.

 

Artigos sugeridos
Pack Seviços de consultoriaPowered by Rock Convert

Júlia Rocha

Gestora e criadora de conteúdos para marcas, com paixão por grandes histórias. Nunca sai de casa sem papel e caneta, e adora longas viagens.