Desenvolvimento pessoal e profissional: constrói a tua carreira de sucesso

Desenvolvimento pessoal e profissional

De que forma relacionamos desenvolvimento pessoal e profissional? O sucesso nestas duas componentes, têm resposta na responsabilidade e na autoconfiança.

Ter sucesso na vida pessoal e na vida profissional, ao mesmo tempo que se mantém um equilíbrio saudável entre as duas, é um objetivo desejado por todos.É possível construir uma carreira de sucesso, apostando numa boa relação entre desenvolvimento pessoal e profissional?

Muitas vezes, ao tentar crescer profissionalmente, desenvolvemos um sentido de autocrítica exageradamente apurado. Uma tendência que facilmente se pode transformar em algo bastante negativo e problemático.

Queres aumentar o teu sucesso profissional? Elimina estes hábitos

Construir uma carreira de sucesso com bom desenvolvimento pessoal e profissional

Sabe quais são os pontos e aspetos em que te deves concentrar, no sentido de contribuíres para o teu desenvolvimento pessoal e profissional.

1. Autoconhecimento

Não é fácil, nem possível, crescermos enquanto profissionais e humanos, se não soubermos identificar pontos fortes e fracos. Sem saber como valorizar esses aspetos positivos e transformar os negativos, não pode existir desenvolvimento. Ao fazeres algum tipo de exercício de autoconhecimento, vais também saber aquilo que precisas de desenvolver para melhorar a tua carreira.

2. Aprendizagem

Não é novidade, que um profissional de sucesso tem de estar em constante aprendizagem, sem nunca perder o fio à meada. A melhor maneira de construir uma carreira de sucesso é nunca parar de aprender, nunca parar de apostar em formação, relacionada com a tua área ou outro campo de interesse.

3. Definição de objetivos e metas

No seguimento dos dois primeiros pontos, a definição de objetivos é também fundamental. Um plano ou projeto de carreira não tem, nem deve, ser fixo e estanque. É mesmo importante que seja adaptado consoante o rumo que a tua vida profissional tome.

É também importante que existam metas a curto, médio e longo prazos, mas estas também devem ser flexíveis. Sobretudo se ainda te encontrar em início de carreira. Tenta conjugar flexibilidade com foco, no objetivos definido.

Periodicamente faz uma auto-avaliação desses objetivos.

Acelera o teu crescimento profissional em 10 passos

4. Autoconfiança

Ter confiança, em termos profissionais e pessoais, não é sinónimo de arrogância. É sinónimo de ter noção das nossas capacidades e estar comprometido com os objetivos que colocámos a nós mesmos.

Ao ter confiança nas nossas capacidades, sentimo-nos confiantes para sair da zona de conforto e, com mais segurança, apresentar ideias, realizar tarefas, crescer como líder…

5. Networking

Já abordámos várias vezes que uma boa rede de contatos é essencial para o crescimento profissional. A mentoria é um processo muito interessante, e o facto de estares inserido numa rede que partilha conhecimentos e ideias é, só por si, fonte de motivação e confiança.

O networking é, mais que uma lista de números de telemóvel ou um grupo numa rede social, a criação de uma comunidade. Cria o hábito de manter um contacto regular e está disponível a ajudar também.

6. Marketing pessoal

Sabes promover-te? O sucesso profissional e uma boa carreira, dependem muito dessa capacidade de autopromoção. Queres ser o melhor? Age como tal, sabe como cativar quem te rodeia, sê um bom colega de trabalho, alguém justo. Todos estes elementos constituem uma estratégia de marketing pessoal e definição de imagem profissional.

Ser uma pessoa motivada e persistente é fundamental. Construir uma carreira de sucesso é fruto de resiliência e inteligência, e só precisas de saber como desenvolver essas características inerentes.

Artigos sugeridos

 

Júlia Rocha

Gestora e criadora de conteúdos para marcas, com paixão por grandes histórias. Nunca sai de casa sem papel e caneta, e adora longas viagens.

Este artigo foi útil? Partilha com os teus amigos