É um Dador ou um Aproveitador?

dador_aproveitador_tedx_adam_grant_jobinice

Adam Grant é um Psicólogo Organizacional, autor e professor na Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos da América. É conhecido pelos seus livros. Um deles foi apresentado num TEDx intitulado: “Are You a Giver or a Taker?!” Traduzido à letra (muito, mas muito à letra) dá qualquer coisa do género: “Você é um dador ou aproveitador?”

Adam Grant estudou aproximadamente 30.000 colaboradores das mais variadas industrias e culturas. Inquiriu e esteve atento às dinâmicas de sucesso e produtividade nos locais de trabalho e descobriu uma poderosa, motivadora e muitas vezes subestimada ferramenta: ajudar os outros.

Dadores, aproveitadores, conciliadores

No estudo que virou livro, Adam Grant concluiu que nos locais de trabalho há três tipos de colaboradores: os dadores, os aproveitadores e os conciliadores.

Os dadores são os colaboradores que abordam a maioria das situações com o espírito: “o que é que eu posso fazer por ti?”. Por sua vez e como o próprio nome indica, os “aproveitadores” são os colaboradores mais egoístas que existem nas organizações. “O que é que podem fazer por mim?” é a frase que melhor descreve um “aproveitador”. Já os conciliadores encontram-se no meio. São uma mistura entre um “dador” e um “aproveitador”. “Eu faço alguma coisa por ti se tu fizeres alguma coisa por mim”.

Já agora, qual destes três (dador, aproveitador, conciliador) melhor o descreve?

Conclusões do Estudo

Após estudar as Organizações, Adam Grant concluiu que: 56% são conciliadores, 25% são dadores e 19% são aproveitadores. A forma de estar de um conciliador parece ser a mais equilibrada de se viver num local de trabalho, mas será essa a forma mais eficaz, a que ajuda a gerar melhores resultados?

Conheça as conclusões do estudo realizado pelo Adam Grant visualizando este TEDx legendado em 36 línguas! Depois de assistir ao TEDx, e se tiver coragem, partilhe connosco se é um dador, um aproveitador ou um conciliador!

Sugestão de artigo

Este artigo foi útil? Partilha com os teus amigos