Como elaborar uma entrevista de seleção?

elaborar uma entrevista de selecao

Uma boa entrevista de seleção é a principal etapa na contratação de um novo colaborador. Conduzir uma entrevista da melhor maneira baseia-se numa preparação igualmente bem feita.

Existem vários tipos de entrevista de seleção. A escolha do perfil ideal, varia de acordo com a empresa e com o entrevistador. Por vezes, tem também de ser adaptada ao próprio candidato, ou no mínimo, à função para a qual se está a recrutar.

Guia para entrevista de emprego

Tipos de entrevista de seleção

Entrevista estruturada

O modelo de entrevista de seleção estruturada prevê um conjunto de perguntas previamente definidas. É o modelo indicado para quem ainda não tem muita experiência em recrutamento. Este modelo de entrevista garante uma entrevista mais uniforme, e permite obter o máximo de informações possível.

O recrutador tem um guião de perguntas, consideradas essenciais, a colocar aos candidatos. São elas:

  • Quais são seus principais pontos fortes e fracos?
  • Qual foi a situação mais complexa que enfrentou e qual foi a solução encontrada?
  • Quais são os seus hobbys?
  • Quais são os seus objetivos a curto prazo?
  • Quais são os seus objetivos a longo prazo?
  • Porque considera ser a pessoa adequada para esta vaga?

Entrevista não estruturada

Ao contrário do primeiro exemplo, a entrevista de seleção não estruturada é completamente flexível. Não existem perguntas previamente definidas, e o recrutador tem liberdade para conduzir a entrevista como considerar mais adequado.apesar de ser um modelo bem diferente do anterior, implica que sejam estabelecidos alguns pontos de interesse para a realização da mesma.

Por exemplo, competências e formação, experiência técnica, experiência a liderar equipas, interesses pessoais, objetivos… Há uma maior flexibilidade na interação, pelo que este modelo é mais aconselhado para profissionais com alguma experiência.

Entrevista semiestruturada

Este é o tipo de entrevista mais utilizada pelos profissionais de recursos humanos, definindo-se como um ponto de equilíbrio entre os dois modelos anteriores. A entrevista semiestruturada é caracterizada por um conjunto de questões previamente estabelecidas. Mas, ao contrário da estruturada, também permite que o entrevistador inclua outro conjunto de questões ao decorrer da entrevista, não planeadas inicialmente.

Para elaborar um bom questionário para a entrevista de emprego, devem ser consideradas as exigências do lugar em questão e o perfil ideal de colaborador.

Artigos sugeridos

Júlia Rocha

Gestora e criadora de conteúdos para marcas, com paixão por grandes histórias. Nunca sai de casa sem papel e caneta, e adora longas viagens.

Este artigo foi útil? Partilha com os teus amigos