Encontrar Emprego depois dos 40 anos

jobinice-procurar-emprego-depois-40

Encontrar emprego depois dos 40 anos pode parecer difícil, mas, como em qualquer idade, é importante encarar a procura de emprego com pensamento positivo, sem deixarmo-nos levar por estereótipos ou pensar que as empresas só contratam pessoas jovens.

As empresas, cada vez mais, procuram pessoas que tragam valor e que tenham as competências necessárias para adaptar-se às mudanças do mercado e, se pensarmos bem, isso não tem nada a ver com a idade.

Tempo para refletir

Quando ficamos sem emprego, é normal querer enviar currículos para a primeira oferta que aparece e “disparar” para as todas as direções, mas nem sempre é a melhor solução. Quando isso acontece, o nosso conselho é parar para refletir. Pensa nas tuas competências, nas experiências adquiridas ao longo do tempo e seleciona opções que se adequem ao teu perfil. Verás que, desta forma, encontrarás mais rapidamente o emprego certo.

Não deixes de procurar

Apesar de ser importante parar para refletir, atenção: “não baixes os braços”. O melhor é evitar ficar muito tempo sem procurar emprego. Depois de teres traçado os teus objetivos, dedica-te a enviar currículos, contactar empresas e acompanhar o mercado de trabalho. Estar muito tempo parado pode ser prejudicial no processo de recrutamento, mesmo que estejas um ano a receber o fundo desemprego. Lembra-te que o tempo passa a correr.

Mantém-te atualizado

Graças às novas tecnologias, o mercado de trabalho mudou e, para encontrar emprego, é importante acompanhar esta mudança. Aproveita para adquirir novas competências e ficar a par das novas aplicações informáticas. Hoje em dia, existem inúmeros cursos online gratuitos ou também podes averiguar as formações disponíveis no centro de emprego.

Flexibilidade

Existem inúmeras oportunidades de emprego, é importante que não te limites a uma única função ou cargo. Explora ofertas de emprego menos procuradas pelos mais novos. Valoriza as tuas competências e abre a tua mente para novas perspectivas.

Rede de contactos

Seja nas redes sociais ou entre as pessoas que conheceste ao longo da tua vida, procura por contactos que possam ser úteis nesta procura de emprego. Com certeza, deves conhecer pessoas de diferentes empresas e cargos, não tenhas receio de perguntar se têm oportunidades de emprego ou se podem apresentar-te a novos contactos.

Fica ativo

Ter 40 anos não é sinónimo de ser velho, até muito pelo contrário! Podes praticar desporto, adquirir hábitos saudáveis ou participar numa maratona. Tudo isto, são ações que vão fazer com que te sintas mais jovem e vão aumentar a tua autoconfiança. Isto é muito importante para poderes impressionar numa entrevista de emprego.

Sabemos que procurar emprego aos 40 anos pode ser assustador, mas não há motivos para isso. Deixa de pensar nas coisas negativas e educa o teu pensamento para acreditar nas tuas competências e no valor que a tua experiência pode trazer para as empresas. Nunca percas a confiança em ti mesmo, porque nunca é tarde para começar algo novo.

 

Artigos sugeridos:

Laura Dávila

Responsável pela gestão de conteúdos de marcas e blogs. Sempre teve uma grande paixão pela escrita. Gosta de viajar, estar com os amigos e adora cozinhar.