O que é o Endomarketing?

endomarketing

O endomarketing é um conjunto de ações realizadas dentro de uma empresa, entre o marketing e os recursos humanos, dirigidas aos funcionários. Saiba como aplicar os princípios do endomarketing.

O objetivo é fazer com que o próprio colaborador tenha uma boa visão do local onde trabalha, reforçando a imagem da marca, de dentro para fora. O prefixo “endo” vem do grego e remete a “voltado para dentro”.

Qual a sua importância?

O endomarketing, também conhecido como marketing interno, lida com a percepção e visão que o funcionário tem em relação à marca da empresa onde trabalha. Quando uma pessoa adora a empresa, executa as suas tarefas com mais qualidade, fica mais satisfeita e, por conseguinte, sente-se mais valorizada. A partir daqui, o próprio colaborador irá difundir a mensagem e o posicionamento da marca para amigos, familiares e comunidade.

A opinião e visão dos colaboradores podem influenciar a visão dos clientes externos, levando a prejuízos que poderão afetar o negócio. Um funcionário vende bem o produto, quando conhece e acredita no que está a vender. Uma empresa pode ser considerada uma das melhores no mercado e ter uma marca  conceituada. Mas um funcionário desmotivado pode deitar tudo isso a perder.

O endomarketing está ligado ao relacionamento da empresa com seu colaborador. Trabalha a integração e o incentivo aos colaboradores, ou seja, o que de facto irá gerar melhorias na motivação, redução de turnover, aumento de desempenho e a qualidade das atividades exercidas.

Endomarketing Como Estratégia de Gestão

O endomarketing é uma importante ferramenta para gestão empresarial. Tem como premissa básica o alinhamento de todos os funcionários em prol do objetivo da empresa. A visão partilhada e o fortalecimento das relações, permitem que todo o grupo caminhe na mesma direção, atingindo os melhores resultados.

Subsídio de desemprego: tudo o que precisas de saber [inclui infografia]

Os 10 principais benefícios do endomarketing

1. Motivação

O trabalhador sente-se valorizado, reconhecido e por isso, trabalha melhor, com mais qualidade e dedicação. Funcionários motivados elogiam a empresa, os seus atributos e divulgam a marca e produtos em todos os ambientes. São os verdadeiros embaixadores da marca, e têm um enorme potencial para a construção de uma imagem positiva da empresa.

2. Produtividade

Funcionários motivados rendem mais. Isso porque fazem questão de fazer o seu trabalho o melhor possível, no prazo, e de forma a otimizar os processos – daí surgem, inclusive, diversas ideias de melhorias e redução de despesas para a empresa.

3. Retenção de talentos

O trabalho de endomarketing permite que a sua empresa seja também uma empresa de sonho. Podemos referir aquela máxima: quem está fora quem entrar, e quem está dentro não quer sair.

4. Compromisso

Funcionários motivados estão mais comprometidos com as causas da empresa e serão capazes de contribuir com ideias de melhorias.

5. Clima organizacional

O ambiente de trabalho influencia diretamente na motivação e na produtividade dos funcionários, o que interfere diretamente na qualidade dos produtos e serviços oferecidos. O endomarketing ajuda também neste requisito, sendo capaz de melhorar o clima organizacional da empresa, permitindo que se obtenham melhores resultados.

6. Alinhamento

Todos os funcionários, através do endomarketing, conhecem os objetivos estratégicos da empresa. Desta forma, constroem metas e planos, tendo em vista esse mesmo objetivo.

7. Estimula a criação de uma cultura de inovação

A partir do momento que um funcionário se sente reconhecido, percebe que o seu papel faz a diferença. Assim, sente-se disposto a ajudar a crescer ainda mais a empresa e, com isso, surgem novas ideias de melhorias, otimização e inovação, seja em processos, produtos, ou sistemas e tecnologias.

8. Aumenta as vendas e as oportunidades de negócio

Funcionário feliz, cliente feliz. O desempenho externo depende do desempenho interno, e isso é inegável.

9. Cria um diferencial competitivo

Uma empresa respeitada por seus funcionários fortalece sua imagem no mercado. Isso cria um diferencial competitivo, pois o potencial cliente tende a simpatizar ou preferir uma empresa que tem um posicionamento positivo.

10. Qualidade de trabalho e bem-estar

Quando uma empresa se preocupa com o seu funcionário, o ambiente fica mais leve e nota-se uma melhoria na saúde mental de toda a equipa, reduzindo stress e problemas de saúde.

Como inserir o endomarketing?

Para fazer a inserção do endomarketing será necessária uma pesquisa interna, com os colaboradores para identificar necessidades e sugestões de melhoria. Os clientes externos só serão conquistados e mantidos pela empresa, se os funcionários praticarem um serviço excelente, que ocorrerá se o colaborador estiver satisfeito.

Vale a pena investir para manter o endomarketing atualizado e ativo dentro de uma organização. É importante elaborar reuniões que mostrem os resultados da empresa: palestras, vídeos motivacionais, cartazes institucionais, etc.

Da mesma forma, jornais internos, incentivos, programas de benefícios e pesquisas de clima e satisfação, podem identificar desejos e necessidades. Isso contribui para a felicidade e motivação geral. Proporcionar formações também ajuda o colaborador com as dificuldades diárias, e melhora o seu grau de satisfação, já que sente que a empresa acredita e investe no seu futuro.

Guia Jobinice: Histórias de Sucesso [E-BOOK]

 

Artigos sugeridos

Isabel Valente

Com 8 anos de experiência na área de Recursos Humanos, gosta de pessoas e de trabalhar com as pessoas. Tem um enorme gosto pela gastronomia e adora o mar.

Este artigo foi útil? Partilha com os teus amigos