Foste a uma entrevista de emprego: e agora?

entrevista de emprego

O tempo entre o final da entrevista de emprego e a divulgação do resultado pode parecer uma eternidade para os candidatos e chegar até a ser desesperante. Sabe como torná-lo mais produtivo.

Nem sempre o fim da entrevista de emprego coloca um ponto final no nervosismo comum à maioria dos candidatos. Em muitos casos o cenário só piora à medida que o tempo passa e não chega nenhuma resposta.

A tua atitude nesta fase é tão importante como o teu comportamento durante a entrevista. É aqui que muitos candidatos se sentem perdidos por não saberem como agir, afinal a linha entre mostrar-se interessado e ser chato é bastante ténue.

O que fazer, então, neste silencioso espaço de tempo? Partilhamos cinco recomendações que deves seguir depois de ires a uma entrevista de emprego.

Como são avaliadas as tuas competências numa entrevista de seleção?

Entrevista de emprego: o que fazer depois

1. Faz um balanço da entrevista

Assim que a entrevista acaba, é importante que faças uma reflexão sobre como correu todo o processo. Relembra as perguntas que te foram feitas, assim como as respostas que deste.

Ainda que o balanço não seja o mais favorável e sintas que não correu tão bem como esperavas, não fiques ansioso.

É a errar que se aprende, por isso aproveita para identificar os pontos que precisas de melhorar numa próxima etapa ou oportunidade.

2. Entra em contacto com as tuas referências

É comum alguns recrutadores entrarem em contacto com as pessoas que foram sugeridas como referência depois da entrevista. Para que ninguém seja “apanhado” de surpresa, deves ligar ou enviar um e-mail a avisar da possibilidade de serem contactadas.

Aproveita para lembrar os teus antigos chefes, colegas ou clientes dos projetos em que trabalharam juntos e de alguns resultados. Mas não manipules a referência, pois os recrutadores conseguem facilmente perceber quando isso acontece.

3. Faz uso das redes sociais

Aproveita o tempo livre para fazer uma limpeza nas tuas redes sociais. Isto não significa que precisas de apagar todos os posts, mas, pelo menos, restringir o acesso a eles, por exemplo.

Caso já tenhas tido esse cuidado, procura saber mais sobre a empresa, pode ser-te valioso para as próximas etapas do processo.

Se já estavas na última fase da seleção, aproveita para pesquisar outras oportunidades e construires a tua marca pessoal online.

Não adiciones o recrutador no LinkedIn, a não ser que assim o tenham combinado. No Facebook é que nem pensar. A única rede social em que te poderás conectar é no Twitter.

4. Entra em contacto com o entrevistador

É muito importante ter paciência depois da entrevista. Deves sempre respeitar o prazo que o entrevistador deu para resposta. Se a data dada pela empresa chegou e não entraram em contacto contigo, espera cerca de dois dias para enviar um e-mail a perguntar sobre o processo, mas sem forçar um feedback.

Caso ainda não tenham uma resposta para te dar, pergunta se podem entrar em contacto novamente mais tarde. Se concordarem, ótimo. Se não, aguarda. No máximo, envia um e-mail um mês após a última conversa.

5. Não desistas de procurar

É importante não te acomodares depois da entrevista, pois ainda nada está garantido. Continua a procurar ativamente por novas oportunidades de emprego enquanto esperas pela resposta. Com a competitividade que existe no mercado atual, não te podes dar ao luxo de simplesmente sentar e esperar.

Isto não significa perder as esperanças. Por vezes as empresas demoram bem mais do que o previsto para finalizar um processo seletivo. Não desanimes, mas continua à procura!

Artigos sugeridos

Sara Gonçalves

Comunicadora por natureza, tem três grandes paixões: as pessoas, a escrita e a música. Motivada pela ânsia de aprender sempre mais, é uma pessoa de desafios e acredita muito no lado bom da vida.

Este artigo foi útil? Partilha com os teus amigos