5 Dicas para uma entrevista virtual bem sucedida

entrevista virtual

Entrevistas virtuais, ou entrevistas à distância, são uma tendência atual do recrutamento. Fica com as nossas dicas, para que a tua próxima entrevista virtual seja bem-sucedida.

A entrevista virtual é uma solução cada vez mais utilizada pelas empresas para estabelecer contacto entre recrutadores e candidatos. Pela facilidade, pela poupança de recursos, pela possibilidade de eliminar distâncias… As razões para esta modalidade e as suas vantagens, são bem aproveitadas.

Uma entrevista virtual segue as mesmas regras de uma entrevista presencial, sem esquecer que caso a entrevista seja gravada, o candidato deve ser informado acerca disso e dar o seu consentimento.

A gravação é útil: os recrutadores podem voltar a ver a tua entrevista e tomar decisões ou dar feedback com mais precisão e eficácia. Damos-te algumas dicas para que a entrevista virtual que possa ocorrer seja bem-sucedida.

Como são avaliadas as tuas competências numa entrevista de seleção?

5 dicas para uma entrevista virtual com sucesso

1. Arranja um local apropriado

Escolhe um local calmo e reservado, como uma sala de reuniões, uma sala em casa que esteja vazia, por exemplo, para conduzir a entrevista sem distrações, ruídos ou interrupções. Testa também o som e a luminosidade com antecedência, para tudo esteja em perfeitas condições.

2. Testa o sinal de internet

Algo que pode parecer bastante básico, mas que se não estiver a funcionar bem, pode ser um constrangimento ou obstáculo difícil de ultrapassar e resolver. O local onde te encontras deve ter um sinal de rede forte, para que não existam problemas no momento da entrevista. Num cenário contrário, podem causar atrasos e adiamentos, com consequências pouco positivas.

3. Preocupa-te com a apresentação

Uma das dicas que serve para os candidatos e que o recrutador normalmente repara em primeiro lugar, tanto numa entrevista virtual como presencial, é a maneira como estás vestido. Preocupa-te com este aspeto da mesma forma como te preocuparias se fosse presencial.

Não é por estares em casa, ou noutro espaço mais confortável, que podes descurar estes aspetos.

4. Fala com clareza para que te faças entender

Prevendo hipotéticas dificuldades, é importante que o discurso seja claro, conciso e bem estruturado. Garante que projetas um pouco a voz, para seres escutado com clareza e para evitar mal-entendidos. Voltamos a repetir a importância de estar num sítio em que não possas ser interrompido.

5. Respeita o ritmo da conversa

Tal como numa entrevista presencial, falar por cima da outra pessoa ou interromper indevidamente não serão boas políticas. Respeita o ritmo da conversa, espera pela tua vez para falar ou para responder a questões.

Artigos sugeridos

Júlia Rocha

Gestora e criadora de conteúdos para marcas, com paixão por grandes histórias. Nunca sai de casa sem papel e caneta, e adora longas viagens.

Este artigo foi útil? Partilha com os teus amigos