Estágios Profissionais – Como funcionam?

iefp_estagios_profissionais_jobinice

A Medida “Estágios Profissionais” constitui um “apoio à (re)inserção profissional dos seus destinatários através do desenvolvimento de uma experiência de formação prática em contexto de trabalho.

Sabe se é elegível para um estágio profissional?

As organizações podem realizar estágios Profissionais (financiados) ou estágios não financiados. Segundo o site do IEFP, Estágios Profissionais são “ estágios com a duração de 9 meses, não prorrogáveis, tendo em vista promover a inserção de jovens no mercado de trabalho ou a reconversão profissional de desempregados.”

Promotores dos Estágios Profissionais

São pessoas singulares ou coletivas, de natureza jurídica privada, com ou sem fins lucrativos, ou seja, empresas e organizações de de cariz público ou privado.

Destinatários dos Estágios Profissionais para o IEFP

Para que possa usufruir desta medida tem que estar inscrito nos serviços de emprego e reunir uma das seguintes condições:

  1. qualificação de nível 3, 4, 5, 6, 7 ou 8 do Quadro Nacional de Qualificações (QNQ);
  2. Com idade superior a 30 e menor ou igual a 45 anos, que se encontrem desempregadas há mais de 12 meses, desde que tenham obtido há menos de três anos uma qualificação de nível 3 ou superior ou com uma qualificação de nível 2 desde que se encontrem inscritos em Centro Qualifica;
  3. Com idade superior a 45 anos que se encontrem desempregadas há mais de 12 meses, detentores de uma qualificação de nível 3 ou superior ou de uma qualificação de nível 2 desde que se encontrem inscritos em Centro Qualifica;
  4. Pessoas com deficiência e incapacidade;
  5. Pessoas que integrem família monoparental;
  6. Pessoas cujos cônjuges ou pessoas com quem vivam em união de facto se encontrem igualmente inscritos como desempregados no IEFP;
  7. Vítimas de violência doméstica;
  8. Refugiados;
  9. Ex-reclusos e aqueles que cumpram ou tenham cumprido penas ou medidas judiciais não privativas de liberdade e estejam em condições de se inserirem na vida ativa;
  10. Toxicodependentes em processo de recuperação;

Basta que se enquadre numa destas situações para que seja elegível para o Estágio Profissional.

Apoio atribuído aos destinatários

Consoante o nível de escolaridade apresentado pelo candidato, o valor base varia entre os €505,58 e os €737,31, juntando-se ainda refeição ou subsidio de alimentação e o respetivo seguro de acidentes de trabalho.

Apoio às entidades promotoras

A comparticipação financeira do IEFP atribuída às entidades, varia consoante o número de estagiários presentes na organização.

Sugestão de Artigo

Este artigo foi útil? Partilha com os teus amigos