Estou preparado para assumir um Papel de Liderança?

lideranca-pergunta-semana-jobinice

Gostavas de assumir um papel de liderança, mas não tens a certeza se tens a preparação e capacidade necessária para o cargo? No teu trabalho, já comprovaste que fazes bem as tuas funções, criaste uma ligação forte com os teus colegas, gostas dos projetos e do ambiente de trabalho. No entanto, apesar de confiares nas tuas competências, continuas com dúvidas se deves arriscar?

Esse sentimento é perfeitamente normal e, hoje, vamos ajudar-te a refletir e a tomares a decisão se deves ou não assumir um papel de liderança.

Disponibilidade para Responder a Perguntas

Sem estares a contar, o teu colega pede-te para que completes uns reports e tem algumas questões para fazer-te. Como é que reages? Ficas a pensar que vais ter muito mais trabalho e reclamas da situação ou agarras isso como uma oportunidade positiva e tens todo o gosto em responder e verificar a situação? Não te esqueças que ser líder implica ter, sempre, as pessoas a pedirem e a questionarem coisas.

Ter a Capacidade de Delegar

Ser líder implica tomar inúmeras decisões, mas saber delegar, também, faz parte de uma boa liderança. É importante que as equipas construam autonomia e o líder, nestas situações, deve apoiar e orientar, sem perder o controle de todas as tarefas estipuladas e saber o que cada pessoa tem em mãos. Como líder ganhas novas tarefas, mas também perdes outras.

Espírito de Colaboração

Sentes entusiasmo quando chamam-te para reuniões para falar de planos estratégicos? Um líder tem sempre inúmeras reuniões e tem que falar individualmente com diferentes pessoas. Se preferes estar na tua secretária a fazer o teu próprio trabalho, sem que ninguém te chateie, provavelmente não será a melhor altura para pensares num cargo de liderança. Pensa nisso.

Facilidade em Resolver Problemas

É muito habitual para um líder ser abordado com inúmeras situações complicadas ou problemas. Antes de assumires um papel de liderança pensa no seguinte: será que quando te abordam com problemas, fazes de tudo para encontrar uma solução ou preferes procurar soluções para escapares dos problemas?

Apostas mais no Sucesso dos Outros que no Teu

Um líder compreende que cada elemento da sua equipa é valioso para alcançar um objetivo. Quando os teus colegas conquistam as suas metas e têm sucesso nas suas tarefas, como te sentes? Ficas com um pouquinho de ciúmes ou extremamente feliz? Se escolheste a segunda opção é porque é bem provável que tenhas excelentes traços de liderança.

Portanto, achas que estás preparado para assumir um cargo de liderança?

Artigos sugeridos

Laura Dávila

Responsável pela gestão de conteúdos de marcas e blogs. Sempre teve uma grande paixão pela escrita. Gosta de viajar, estar com os amigos e adora cozinhar.

Este artigo foi útil? Partilha com os teus amigos