Fazer um estágio profissional é importante para o currículo?

fazer um estagio profissional

Fazer um estágio profissional é mesmo uma mais valia para um currículo? Percebe de que forma este tipo de experiência laboral te pode ajudar com futuros empregadores.

O programa de estágios profissionais do Instituto de Emprego e Formação Profissional, é uma oportunidade interessante de ingresso no mercado de trabalho, sobretudo para jovens recém-licenciados.

São muitos os que procuram esta oportunidade para começar a sua carreira, assim como também são muitas as empresas que escolhem esta “modalidade” para começar a contratar quadros mais jovens para os seus departamentos.

Anualmente, são muitos os candidatos, sendo que o Programa é bastante conhecido e reconhecido por entidades ligadas quer ao ensino e formação, quer ao mundo empresarial, nas mais diversas áreas de atividade. Mas será que é importante para o currículo do colaborador? Consideramos que sim, pelas seguintes razões.

Tudo o que precisas de saber sobre estágios profissionais em 2019

Fazer um estágio profissional: porque é que é tão importante para o currículo?

1. É uma porta de entrada no mercado de trabalho

Um ponto extremamente vantajoso, quer para futuros trabalhadores, quer para empresas. O programa de estágios do IEFP é co-financiado, o que funciona também como um incentivo extra para empresas contratarem jovens que ainda têm pouca ou nenhuma experiência.

Os promotores de estágios profissionais podem ser todas as pessoas singulares e coletivas, de natureza jurídica privada, com ou sem fins lucrativos. As empresas em revitalização também entram neste grupo.

2. É um forma de ganhar experiência

As dificuldades que jovens têm em encontrar emprego, em Portugal, são já bem conhecidas e bastante discutidas. Daí a importância de fazer um estágio profissional, para entrar no mercado de trabalho. As empresas têm menos custos e os jovens recém-licenciados têm aqui uma oportunidade de “ganhar currículo”.

3. Ajuda a definir uma rotina de trabalho

E ajuda também a conheceres-te a ti mesmo enquanto profissional. À partida, se for o teu primeiro contacto com o mundo laboral, é quando vais criar e definir métodos de trabalho, rotinas e como trabalhas melhor.

4. É uma oportunidade para colocar conhecimentos académicos em prática

Depois de anos passados a estudar e a desenvolver competências e conhecimentos, tens finalmente a oportunidade de as pôr em prática.

5. Ajuda a criar ou reforçar a rede de contactos profissionais

Conhecem-se novas pessoas, novas equipas, novas chefias, criam-se contactos que te podem acompanhar ao longo de todo o teu percurso profissional. O networking, ou rede de contactos é muito importante.

6. Tens oportunidade de experimentar diferentes áreas de trabalho

Pode dar-se o caso de o teu estágio não ser exatamente na função para a qual te formaste, pode não se enquadrar exatamente dentro das tuas expetativas. Por isso mesmo, pode ser uma oportunidade para descobrir novos interesses e experimentar áreas diferentes.

 

Artigos sugeridos

Júlia Rocha

Gestora e criadora de conteúdos para marcas, com paixão por grandes histórias. Nunca sai de casa sem papel e caneta, e adora longas viagens.

Este artigo foi útil? Partilha com os teus amigos