Férias de Natal: vale a pena aproveitar?

férias de natal

O Natal e a Passagem de Ano aproximam-se a passos largos e são muitos os trabalhadores que aproveitam esta época do ano para tirar férias e viajar, inclusivamente para fora do país.

Para quem gosta de frio, esta é a melhor altura para pegar na mala e viajar para um destino de neve… E mesmo quem prefere os destinos quentes, esta pode ser uma ótima altura para vingar-se dos dias frios com uma viagem a um destino soalheiro.

Este ano, com o Natal e o Ano Novo a caírem a uma terça-feira, o cenário mais vantajoso é tirar férias na semana entre as duas datas festivas, ou, se preferires, reservar apenas uns dias para descansar.

Se decidires tirar quatro dias de licença, por exemplo, vais conseguir aproveitar sete dias de férias, o equivalente a uma semana, de 25 de dezembro a 1 de janeiro, ambas quartas-feiras.

Se optares por não trabalhar na véspera dos feriados, ou se a empresa te conceder o dia, poderás prolongar o fim de semana e fazer ponte nas segundas-feiras.

Os erros que fazemos ao marcar férias

Natal e Ano Novo: Tolerância de ponto?

A tolerância de ponto surge vulgarmente associada a certas épocas do ano, sendo sobejamente conhecida na tarde do dia 24 de dezembro, véspera de Natal, assim como na tarde do dia 31 de dezembro, véspera de Ano Novo.

Se és trabalhador da função pública, é possível que este ano te seja concedida a tolerância de ponto em ambos os dias.

Tendo em conta que dia 24 e dia 31 em 2018 foram ambos segunda-feira, e que este ano as mesmas datas calham à terça-feira, é igualmente possível que seja feita tolerância de ponto. Isto porque em 2013, o último ano em que véspera de Natal e véspera de Ano Novo calharam também a uma terça-feira, o Governo concedeu tolerância de ponto em ambos os dias.

Será de esperar, então, um cenário idêntico este ano, embora com a ressalva de que, comparativamente com 2013, o Governo é outro, bem como a conjuntura económica e social.

Férias de Natal em Portugal? Sabe onde ir

Se optares por ficar por Portugal durante as férias ou, simplesmente, fazer um fim de semana diferente, partilhamos contigo quatro locais a visitar, do Norte a Sul do país. Animação, magia e doçaria estão garantidos!

1. Worderland Lisboa

Até 1 de Janeiro, o Parque Eduardo VII é o palco da magia do Natal na capital através do Wonderland. As principais atrações repetem-se uma vez mais como a pista de gelo, a roda gigante, a aldeia do Pai Natal e os carrosséis. Animação e guloseimas não vão faltar!

2. Óbidos Vila Natal

Seja nas muralhas do castelo de Óbidos ou em toda a vila, este é um dos sítios mais carismáticos para visitar na época natalícia. Até 5 de janeiro qualquer pessoa pode surpreender-se com esta pitoresca vila que se transforma para várias festas temáticas. Na Vila Natal de Óbidos tens à tua disposição espetáculos de magia, teatro e circo. Também podes andar numa roda gigante, numa rampa de gelo e fazer um passeio de comboio.

3. Aldeia dos Sonhos, Loulé

Com inúmeras atividades em vários pontos da cidade, a Aldeia dos Sonhos promete ser inesquecível para toda a família. A casa do Pai Natal, a pista de gelo sintético, o carrossel de madeira e as áreas com gastronomia típica da época festiva voltam a animar esta aldeia de Sonhos, que pode ser visitada até dia 29 de dezembro.

4. Perlim, Santa Maria da Feira

Neste Natal, Perlim volta a encher Santa Maria da Feira de cor e fantasia. Este ano, são 24 dias de fantasia, com o desenho da quadra natalícia prolongado até dia 5 de janeiro! É o maior parque temático natalício em Portugal com música, teatro musicais e de grande formato, atividades lúdicas e pedagógicas e muitos outros divertimentos.

Deixa-te contagiar pela magia do Natal e aproveita esta época para tirares umas férias!

Artigos sugeridos

 

Sara Gonçalves

Comunicadora por natureza, tem três grandes paixões: as pessoas, a escrita e a música. Motivada pela ânsia de aprender sempre mais, é uma pessoa de desafios e acredita muito no lado bom da vida.

Este artigo foi útil? Partilha com os teus amigos