Festa de Natal: 10 ideias para empresas

festa de natal

A época natalícia está a aproximar-se e com ela chegam as tão desejadas Festas de Natal. Se a Festa de Natal da empresa está por sua conta e não sabe por onde começar, agarre nestas ideias e comece o quanto antes!

As festas de Natal são o momento ideal para pôr as formalidades de lado e substituir os encargos do dia-a-dia pelo convívio descontraído e, geralmente, divertido entre colegas. Além disso, ajudam a aumentar o espírito de equipa e são uma ótima forma de motivar os funcionários.

Mas atenção, para que tudo corra bem é importante que a festa seja organizada com a devida antecedência e com especial cuidado. Assim, tem tempo para preparar todos os detalhes e garantir que todos possam passar um bom bocado juntos.

Para o ajudarmos, partilhamos 10 ideias para a organização da Festa de Natal da sua empresa. Tome nota de tudo e deixe-se levar pelo espírito!

Festa de Natal: Onde e Quando?

No Natal é bastante comum deixar tudo para à última, mas não faça isso!

A primeira decisão a ser tomada é sobre a data. Talvez a melhor altura seja a um final da semana, para que todos possam aproveitar a festa de forma descontraída e sem a preocupação de ir trabalhar no dia seguinte.

Outra decisão importante é escolher um local adequado. Por estas alturas, os lugares e restaurantes começam a ficar lotados logo no início do mês. Por isso, reserve o local da festa com antecedência para garantir disponibilidade.

Festa de Natal no escritório? Não

A ideia é sair da rotina do trabalho, portanto não é aconselhável organizar a festa nas próprias instalações da empresa. Escolha um sítio diferente!

Existem várias opções: alugar um espaço exclusivo para o efeito, ou optar por um local público, como um restaurante.

Tenha sempre atenção à localização, encontre um sítio que seja de fácil acesso para todos e com espaço suficiente para estarem à vontade.

Comunicação interna: conheça a importância para a sua empresa

1. Que não falte comida

Na escolha do local, é importante garantir que servem comida suficiente para todos e, acima de tudo, que a comida seja deliciosa. Por isso, tendo em conta o preço-qualidade, escolha um local adequado de acordo com o orçamento da empresa.

2. Defina lugares à mesa

Sobretudo se é uma empresa muito grande, ter lugares definidos pode ser muito útil em termos de organização. Normalmente, as mesas podem ficar divididas por áreas de trabalho, departamentos ou equipas.

De forma a incentivar o convívio, pode juntar pessoas que trabalhem em departamentos diferentes, assim ficam a conhecer melhor todos os colegas num ambiente descontraído.

3. Inspira-se e crie convites personalizados

A originalidade nos convites de Natal é obrigatória, para despertar a curiosidade e aumentar a motivação dos seus colegas.

Deixe os emails habituais de lado e aposte em convites personalizados! Pode até ir dando pistas, aos poucos, de forma a manter o interesse e a curiosidade até ao dia da festa.

O importante é manter todas as pessoas da empresa com vontade de ir à festa, incentive a que coloquem questões, façam suposições e brincadeiras.

4. Atribua uma temática à Festa

Para evitar um jantar que se parece mais com um encontro de trabalho do que com uma festa, atribua um tema à festa.

Que estilo quer dar à Festa de Natal da sua empresa? Pretende dar um tom sério ou divertido, temático, com animação e jogos? Escolher um tema para uma Festa de Natal pode ser uma ideia muito interessante e dá um toque especial à festa.

Analise o tipo de temática que melhor se adequa à empresa, tendo em conta os valores da marca.

Existem muitos temas interessantes, como por exemplo: uma gala de máscaras, um dress code específico, com os brilhos e as cores alusivas à época ou um workshop de comidas de Natal. Conceitos divertidos, que vão permitir gargalhadas e desafios entre colegas.

Deixe a criatividade fluir e pense em temas que possam ser pertinentes!

50 formas de remunerar os colaboradores sem lhes dar dinheiro

5. Organize atividades

Como em todas as festas, comida e bebida têm de estar garantidas, mas existem outras atividades que podem ser feitas para envolver ainda mais os seus colegas.

Um toque de competição, por exemplo, é sempre divertido e é perfeito para por todas as pessoas a interagir de forma descontraída e à vontade.

Aqui, seguem algumas ideias: organize um quizz ou um jogo de charadas, crie uma noite de entrega de prémios: o colega mais atencioso, o colega mais distraído ou prepare um desfile de talentos.

É importante que conheça bem os seus colegas, pergunte-lhes antecipadamente que tipo de jogos gostam de fazer.

6. Faça com que as pessoas se sintam especiais

A boa disposição e a alegria são essenciais em qualquer festa, mas pode criar um ambiente mais acolhedor através de um atendimento personalizado.

Por exemplo, ao garantir que há alguém para receber as pessoas, que pergunte como se estão a sentir e que ajude a guardar os casacos ou carteiras.

7. A música não pode faltar

Festas sem música não são festas e as de Natal não são exceção! Por isso, tente escolher uma playlist que toque músicas variadas e que abranja todas as gerações.

Os grandes êxitos mundiais são sempre uma boa opção. As músicas de Natal são aceitáveis, mas escolha somente algumas.

Peça sugestões de músicas aos colaboradores e crie uma playlist! É igualmente possível que algum dos seus colegas seja DJ e esteja disponível para selecionar músicas para vos animar.

Desafiar a equipa para sessões de karaoke com prémios também pode ser uma boa opção, é algo que fomenta a criatividade, competitividade e espírito de união, assim como algumas gargalhadas.

8. É obrigatório tirar muitas fotos

Para mais tarde recordar, é sempre importante tirar fotografias! Sejam selfies ou fotografias de grupo, nos dias seguintes, vão fazer as delícias de todos e podem ser um excelente conteúdo para publicar nas redes sociais da empresa.

Deixe fluir o espírito natalício, contagie a sua empresa e organize uma Festa de Natal inesquecível!

Se o nosso artigo foi útil, deixe o seu comentário! Queremos saber como correu a festa.

Recrutamento online: vantagens e desvantagens

Artigos sugeridos

Sara Gonçalves

Comunicadora por natureza, tem três grandes paixões: as pessoas, a escrita e a música. Motivada pela ânsia de aprender sempre mais, é uma pessoa de desafios e acredita muito no lado bom da vida.

Este artigo foi útil? Partilha com os teus amigos