6 filmes que vão inspirar e motivar a tua carreira

filmes inspiradores carreira

Um bom filme é uma excelente fonte de entretenimento e diversão. Muitas vezes é também o melhor veículo para mensagens inspiradoras. Sugerimos-te 6 filmes que vão inspirar e motivar a tua carreira, e, esperamos deixar-te ensinamentos para a vida.

Baseados em histórias reais ou desenvolvidos a partir de um guião original, são muitos os filmes que nos tocam por diferentes razões. Existem mensagens verdadeiramente inspiradas, que nos ajudam a refletir sobre a relação entre vida profissional e pessoal.

Obras que nos dão vontade de sair do sofá e fazer tudo para concretizar objetivos, contrariar probabilidades e superar expetativas. Consulta a nossa lista de filmes que consideramos inspiradores a vários níveis, incluindo para a tua carreira.

6 filmes inspiradores para motivar a tua carreira

1. Em Busca da Felicidade (2006)

Este filme, que conta com Will Smith como protagonista, conta a história real de Chris Gardner. Despejado do apartamento onde vivia e sozinho com o filho pequena, Chris não tem muita sorte como vendedor. A sua última esperança reside num estágio não remunerado, num empresa de prestígio, em São Francisco, na Califórnia.

Sem rendimentos, Chris e o filho têm de viver na rua, durante algum tempo. A mensagem inspirador está no sentido determinação que Chris mantém durante os meses mais difíceis, na resiliência e na necessidade de fazer sacrifícios em prol de um bem maior.

5 livros de empreendedorismo que deves ler agora

2. Jerry Maguire (1996)

Um agente desportivo parece ter a vida perfeita. Até ao momento em que começa a questionar o rumo que a sua rotina tomou e a pessoa em que se tornou. Contudo, quando verbaliza estas dúvidas, é despedido, perde a noiva e todos os clientes menos um.

Quando decide começar de novo, tendo como únicos apoios uma secretária da anterior empresa (a única pessoa que teve coragem de o seguir) e o único cliente que lhe resta, um jogador de futebol americano considerado medíocre, tem de ultrapassar obstáculo atrás de obstáculo, num conjunto de verdadeiras lições de vida e superação. Esta obra, realizada por Cameron Crowe, é citada em inúmeras listas de filmes inspiradores, na vida profissional.

3. Rocky (1976)

Além de ser um filme que pode potencialmente ser uma inspiração para muitos profissionais, Rocky é considerado como uma das melhores obras cinematográficas desportivas de todos os tempos. Rocky Balboa é um pugilista amador de Filadélfia, que trabalha como cobrador. Ao mesmo tempo procura combates onde pode, sem grandes resultados. Quando o campeão mundial de boxe, Apollo Creed, quer desafiar um lutador amador para um combate de exibição, que pode facilmente ganhar, escolhe Rocky.

Contudo, para Rocky esta é a oportunidade de uma vida, que ele agarra com unhas e dentes. Este filme é um exemplo para aqueles que são considerados os elos mais fracos ou underdogs. Com coragem, dedicação e perseverança, podem atingir o topo. Transmite também a mensagem de que nós somos os donos do nosso destino.

4. O Jogo da Imitação (2014)

Este filme, protagonizado por Benedict Cumberbatch é baseado na história real de Alan Turing, o génio matemático decisivo para a derrota dos nazis e precursor dos computadores e da inteligência artificial.

Juntamente com outros matemáticos, o britânico Turing foi capaz de decifrar o sistema criptográfico Enigma, usado pelas forças alemãs nazis para transmitir mensagens aos seus combatentes. Alan Turing era conhecido por não ter capacidades sociais muito desenvolvidas e por, inclusive, rejeitar hierarquias.

Contudo, quando chega a líder do grupo de trabalho, pelo puro amor e prazer que nutre pela matemática e pela determinação em decifrar o código alemão, consegue convencer o alto comando britânico a fabricar um equipamento que foi decisivo para o sucesso da missão.

Ao longo do filme vamos descobrindo mais sobre a infância de Turing, o bullying que sofreu e a homossexualidade que teve de esconder. Turing foi o herói ambicioso, cuja única motivação era a matemática e o conhecimento, não o poder.

As 5 melhores autobiografias de carreira (e não só) para ler agora

5. Sim! (2008)

Este filme é uma comédia bastante interessante que reflete sobre o poder da palavra “sim”. Carl Allen é um homem que já perdeu muitas oportunidades por ter uma postura bastante negativa tanto no trabalho como na vida pessoal.

Depois de frequentar um seminário de auto-ajuda, Carl passa a dizer sim a tudo. Uma decisão que lhe abre novas portas, mas que também prova trazer consigo alguns dissabores. Uma lição valiosa, que nos mostra como é importante encontrar um ponto de equilíbrio entre prioridades e necessidades, assim como a manter uma postura mais positiva perante a vida.

6. Elementos Secretos (2016)

Uma luta contra as circunstâncias em que nascemos, impostas por preconceitos sociais. Elementos Secretos conta a história real de três engenheiras e matemáticas afro-americanas que trabalham na NASA. Estas três mulheres, Katherine G. Johnson, Dorothy Vaughan e Mary Jackson, tiveram papéis fundamentais durante o lançamento do programa norte-americano de conquista ao espaço, na Guerra Fria.

O trabalho destas mulheres, que lutaram pela valorização dos seus papéis dentro da NASA, teve consequências na história recente dos EUA, com especial atenção à condição da mulher negra e às comunidades onde viviam. A prova de que capacidade de trabalho e competências, não têm raça, género ou nacionalidade.

 

Artigos sugeridos

Júlia Rocha

Gestora e criadora de conteúdos para marcas, com paixão por grandes histórias. Nunca sai de casa sem papel e caneta, e adora longas viagens.

Este artigo foi útil? Partilha com os teus amigos