6 vantagens da formação profissional para o teu currículo

formacao profissional curriculo

A formação profissional, especialmente a que tem caráter contínuo, é algo muito importante e valorizado em contexto laboral. Fica a conhecer as suas vantagens para o currículo.

A formação profissional pode ser um caminho recheado de sucessos, em termos laborais. Pode abrir portas a novas oportunidades, reforçar ou ensinar competências, entre outros aspetos. Damos-te a conhecer algumas vantagens, que te podem convencer a apostar na formação profissional enquanto mais-valia para o teu currículo.

5 sugestões para colocar a experiência de trabalho no CV

As 6 principais vantagens da formação profissional para o teu currículo

1. Tens uma maior perceção do que é o mercado de trabalho

A palavra formação é, neste contexto, acompanhada pelo adjetivo profissional, e por uma excelente razão. A formação profissional dá-te exemplos práticos da aplicação dos conhecimentos em contexto profissional. No caso de estares neste momento a começar a tua carreira, os conhecimentos adquiridos em oportunidades de formação, são valiosos.

2. És o primeiro a conhecer novidades

Numa perspetiva de criação de contactos, ou networking, fazer formação profissional pode ser vantajoso. Deste modo, também estás sempre a par de novas oportunidades de formação, novas técnicas,novos equipamentos, etc. É importante que esta formação seja mesmo contínua, para que o fluxo de atualizações nunca pare.

3. Aumenta o teu entendimento sobre o funcionamento de trabalho da empresa

Além de ser uma oportunidade de aprofundar competências já existentes, ou de adquirir novas, a formação pode ajudar um colaborador a compreender o funcionamento da empresa. Por exemplo, da perspetiva dos recursos humanos.

4. Valoriza tuas hipóteses de remuneração

A formação profissional é um complemento às habilitações que já marcam presença no teu currículo. Tal como essas habilitações, valoriza-te enquanto profissional, torna-te um “bem” mais valioso no mercado de trabalho, ou nos quadros da empresa.

5. Potencia a probabilidade de serres promovido

No seguimento do ponto anterior, a presença de formação profissional, seja no teu currículo, seja no seguimento da tua atividade profissional, pode contribuir para futuras promoções e/ou progressões de carreira.

6. Adquires competências para projetos diferentes

Apostar em formação profissional contínua, é uma estratégia inteligente, no sentido de expandir o teu futuro profissional. A formação deve assumir-se como reforço permanente da qualificação de base individual de cada um, e nada te impede de procurares formação numa área diferente, ou complementar, à tua.

Artigos sugeridos

Júlia Rocha

Gestora e criadora de conteúdos para marcas, com paixão por grandes histórias. Nunca sai de casa sem papel e caneta, e adora longas viagens.

Este artigo foi útil? Partilha com os teus amigos