Chegou a altura do ano em que é preciso tomar decisões. Terminaste os estudos, o verão e o período de descanso também chegaram ao fim. E agora… como decidir o próximo passo de carreira?
Estás prestes a entrar no mercado de trabalho e existe um conjunto de decisões a tomar. Nomeadamente no que diz respeito à gestão de carreira.Como escolher o melhor percurso? Como decidir qual carreira, de facto, seguir? Queremos dar-te alguns conselhos neste sentido.
Marketing Pessoal: o que é e porque é tão importante para a tua carreira
Como escolher a carreira certa em 5 passos
1. Procura orientação para testares afinidade com a profissão
Neste ponto podemos falar em duas vertentes: testes psicotécnicos e estágios. Através destes métodos percebes com que carreiras a tua personalidade de integra melhor, ou tens uma experiência prática, acerca da realidade do dia-a-dia.
2. Fala com profissionais de diferentes áreas para perceberes o mercado de trabalho
Ouvir relatos na primeira pessoa de profissionais já estabelecidos, é sempre muito importante. A experiência é a melhor arma e segredo de um profissional. Identificar que carreira deves seguir parte muito de encontrar o que existe em comum entre as tuas expetativas e o que é a realidade laboral. Alguém com experiência nas tuas áreas de interesse é uma ajuda preciosa.
3. Estuda o funcionamento das tuas áreas de interesse
E neste ponto, entram as profissionais e as pessoais. As expetativas que temos de diferentes profissões ou carreiras podem estar completamente erradas. Ter uma noção de que tipo de trabalho é feito, que expetativas salariais existem, que tipo de evolução profissional é comum.
Desta forma, tomas uma decisão bem informada, e estabeleces bem a separação entre aquilo que pode ser mantido como um hobby e qual pode ser a tua aposta de carreira.
4. Vai a feiras de emprego e fala com os recrutadores sobre as tuas dúvidas
Fazer uma pesquisa extensiva é importante e isso inclui ir a feiras de emprego e entrar em contacto com recrutadores. Feiras de emprego são também bastante interessantes para saber que empresas atuam no mercado, para que tipo de funções recrutam, e outras informações.
5. Não te deixes influenciar, faz a tua própria escolha
Como te imaginas a viver nos próximos anos? O que te apaixona? O que te faz sentir bem? O que pretendes fazer da tua vida? A carreira deverá ir ao encontro do que pretendes, aos objetivos que estabeleceste. As respostas a perguntas devem ser decisões tuas. Contudo, lembra-te que uma gestão de carreira não é um processo estanque. Dá uma vista de olhos ao nosso e-book, para começares a vida profissional com o pé direito.
Artigos sugeridos
- Choque entre limites pessoais e profissionais: como lidar?
- 5 atitudes para impressionar o novo chefe
- Como garantir uma promoção laboral em 15 etapas
- Acelera o teu crescimento profissional em 10 passos
- Como reduzir o stress no trabalho em 5 etapas

Júlia Rocha
Gestora e criadora de conteúdos para marcas, com paixão por grandes histórias. Nunca sai de casa sem papel e caneta, e adora longas viagens.