Como decidir que carreira deves seguir?

gestao de carreira

Chegou a altura do ano em que é preciso tomar decisões. Terminaste os estudos, o verão e o período de descanso também chegaram ao fim. E agora… como decidir o próximo passo de carreira?

Estás prestes a entrar no mercado de trabalho e existe um conjunto de decisões a tomar. Nomeadamente no que diz respeito à gestão de carreira.Como escolher o melhor percurso? Como decidir qual carreira, de facto, seguir? Queremos dar-te alguns conselhos neste sentido.

Marketing Pessoal: o que é e porque é tão importante para a tua carreira

Como escolher a carreira certa em 5 passos

1. Procura orientação para testares afinidade com a profissão

Neste ponto podemos falar em duas vertentes: testes psicotécnicos e estágios. Através destes métodos percebes com que carreiras a tua personalidade de integra melhor, ou tens uma experiência prática, acerca da realidade do dia-a-dia.

2. Fala com profissionais de diferentes áreas para perceberes o mercado de trabalho

Ouvir relatos na primeira pessoa de profissionais já estabelecidos, é sempre muito importante. A experiência é a melhor arma e segredo de um profissional. Identificar que carreira deves seguir parte muito de encontrar o que existe em comum entre as tuas expetativas e o que é a realidade laboral. Alguém com experiência nas tuas áreas de interesse é uma ajuda preciosa.

3. Estuda o funcionamento das tuas áreas de interesse

E neste ponto, entram as profissionais e as pessoais. As expetativas que temos de diferentes profissões ou carreiras podem estar completamente erradas. Ter uma noção de que tipo de trabalho é feito, que expetativas salariais existem, que tipo de evolução profissional é comum.

Desta forma, tomas uma decisão bem informada, e estabeleces bem a separação entre aquilo que pode ser mantido como um hobby e qual pode ser a tua aposta de carreira.

4. Vai a feiras de emprego e fala com os recrutadores sobre as tuas dúvidas

Fazer uma pesquisa extensiva é importante e isso inclui ir a feiras de emprego e entrar em contacto com recrutadores. Feiras de emprego são também bastante interessantes para saber que empresas atuam no mercado, para que tipo de funções recrutam, e outras informações.

5. Não te deixes influenciar, faz a tua própria escolha

Como te imaginas a viver nos próximos anos? O que te apaixona? O que te faz sentir bem? O que pretendes fazer da tua vida? A carreira deverá ir ao encontro do que pretendes, aos objetivos que estabeleceste. As respostas a perguntas devem ser decisões tuas. Contudo, lembra-te que uma gestão de carreira não é um processo estanque. Dá uma vista de olhos ao nosso e-book, para começares a vida profissional com o pé direito.

Guia Jobinice: Dá um Impulso à tua Carreira

Artigos sugeridos

 

Júlia Rocha

Gestora e criadora de conteúdos para marcas, com paixão por grandes histórias. Nunca sai de casa sem papel e caneta, e adora longas viagens.

Este artigo foi útil? Partilha com os teus amigos